Carga explosiva da agência Fonte Exclusiva 

Baú de notícias

Foto: Reprodução

Reunidos por videoconferência na manhã desta segunda-feira (20), a equipe do Portal VIU! reagiu com a frieza de açougueiros ao revide raivoso do jornal Folha da Manhã, em Campos (RJ), contra reportagem da agência Fonte Exclusiva, denunciando a quebra da identidade de uma fonte de informação do matutino. 

Este erro flagrante de uma turma da mídia velha agravou a crise interna do jornal que completou 42 anos, suspendendo a circulação de sua versão impressa.

A crise também está patente com a precarização de mão de obra. A redação se mantém com mão de obra, em sua maioria, de estagiários e de colaboradores sem remuneração. Esses colaboradores que produzem em troca de notoriedade ostentam a insígnia de blogueiros.

A reação contra a Fonte Exclusiva e o Portal VIU! veio de forma abjeta por parte do diretor de redação Aluysio Abreu Barbosa, afirmando que a reportagem era Fake news, sem, contudo, apresentar provas ou mostrar qualquer falsidade nos documentos e links que fundamentam o conteúdo. 

Aluysinho, como também é conhecido, usa termos de baixo calão no texto postado na versão online, apelando para afirmações alheias em Facebook e indiretas como muleta. Algo deplorável. É o que o jornalista e escritor local Godofredo Tinoco definia como “biscate”, utilizada no jornalismo anti-abolicionista, ainda durante o império.  

Na videoconferência, o que se conversou foi a conveniência de abrir ingredientes do baú virtual de Fonte Exclusiva, que entre suas preciosidades, conta com trechos de gravações da operação Telhado de Vidro, envolvendo negociatas em troca de apoio editorial ao governo do ex-prefeito Alexandre Mocaiber, entre 2006 e 2008.

O baú de informação contém imagens, áudios, vídeos e também materiais históricos. São as verdades inconvenientes guardadas em nuvem. 

Na videoconferência, o pedido é para que um ponto basilar contido no protocolo interno de VIU! seja sempre considerado: “atuar sem pressa, sem raiva e mantendo o nível”. 

Uma das sugestões a criação de uma plataforma que permita iniciar uma abertura de parte gradual dos materiais disponíveis de Fonte Exclusiva para consulta pública.

Sair da versão mobile