Apple foca em biometria facial e pode aposentar de vez o Touch ID no iPhone

A Apple pode não colocar o Touch ID, sistema de desbloqueio por digital, em um iPhone premium novamente. Nesta segunda-feira (03), Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, divulgou que a fabricante está focando ainda mais na biometria facial do Face ID. Por isso, é ainda mais provável que o Touch ID seja aposentado de vez nos smartphones da Apple.

Ao que tudo indica, ao menos os futuros modelos “Pro” do iPhone não deverão chegar com o Touch ID, trazendo somente o Face ID. De acordo com o jornalista de tecnologia, o bloqueio por digital está cada vez mais distante dos planos da Apple e o consumidor terá que se adaptar de vez com a biometria facial.

“Nos últimos anos, houve discussões na Apple sobre trazer o Touch ID de volta aos iPhones de última geração. A empresa testou o Touch ID na tela e até pensou em colocá-lo no botão liga / desliga. Neste ponto, acredito que o Face ID está aqui para ficar e o Touch ID não retornará aos principais iPhones, ao menos não em um futuro próximo.”
Mark Gurman, jornalista da Bloomberg,

Touch ID deve sair do iPhone e forçar uso do Face ID

Obviamente, a Apple não iria tirar o Touch ID do iPhone sem um motivo plausível. Para aposentar de vez o desbloqueio por digital, a empresa norte-americana vem desenvolvendo cada vez mais o Face ID.

O Face ID é uma tecnologia que chegou com o iPhone X, mas que agora já está bem mais desenvolvida. Nos últimos anos, o recurso foi ganhando mais funções e atualmente já não é apenas uma função de desbloqueio de tela.

A câmera TrueDepth do iPhone consegue projetar pontos, com a ajuda de outros sensores, para construir um mapa 3D do rosto do usuário. Além disso, compras via Apple Pay e App Store já podem ser concluídas com a biometria facial.

Por fim, o Touch ID não se extinguiu totalmente. Muito pelo contrário, ainda existe no iPhone SE. Porém, essa tecnologia não deve permanecer em futuros lançamentos, especialmente nos modelos premium da Apple.

Via xda-developer

Sair da versão mobile