Varíola dos macacos pode provocar complicações neurológicas, diz estudo

Pacientes podem apresentar dor de cabeça, distúrbios do humor, incluindo depressão e ansiedade, e dor crônica

A varíola dos macacos, na maioria dos casos, evolui sem complicações, com sinais e sintomas que duram de duas a quatro semanas. Em geral, as manifestações clínicas incluem lesões na pele na forma de bolhas ou feridas que podem aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais.

No entanto, a doença causada pelo vírus monkeypox também pode provocar complicações neurológicas em casos mais raros. É o que aponta um estudo publicado no periódico científico JAMA nesta terça-feira (20). Até o dia 4 de setembro, 52.996 casos confirmados laboratorialmente e 18 mortes foram relatados à Organização Mundial da Saúde (OMS), em 102 países.

De acordo com a pesquisa, poucas complicações neurológicas da varíola dos macacos foram descritas até o momento, sendo a dor de cabeça (ou cefaleia) uma manifestação comum da infecção. Distúrbios do humor, incluindo depressão e ansiedade, e dor crônica (neuropática) também são frequentes.

As lesões na pele podem causar feridas dolorosas e, dependendo do local envolvido, podem causar dificuldade para engolir (disfagia), dor retal e fissuras anais. A conjuntivite ocorreu em aproximadamente 20% dos pacientes em um surto recente na República Democrática do Congo, o que pode levar à diminuição da visão. O problema também pode ser um local potencial para infecção viral no sistema nervoso central.

As informações são da CNN.

Sair da versão mobile