Vacina contra câncer de pele pode ser lançada em 2025, diz Moderna

Testes realizados pela Moderna apontaram que a vacina reduziu o risco de morte por câncer de pele em 49% dos casos

vacina CONTRA O câncer

No mundo, a mais avançada, na última etapa dos testes clínicos, é contra o melanoma, câncer de pele mais agressivo ( — Foto: Freepik)

Uma vacina experimental contra o melanoma desenvolvida pela farmacêutica Moderna pode estar disponível para uso em apenas dois anos. Isso representaria um importante passo contra a forma mais grave do câncer de pele.

Recentemente, os resultados dos ensaios clínicos mostraram uma melhora nas possibilidades de sobrevivência de pacientes, graças à vacina da Moderna. A tecnologia utilizada no imunizante é o RNA mensageiro (RNAm).

Em um estudo com 157 pessoas com melanoma avançado, a vacina, em combinação com o fármaco de imunoterapia Keytruda, do laboratório MSD, reduziu o risco de morte em 49% dos casos durante um período de três anos.

Em 2022, a Moderna já havia anunciado resultados de acompanhamento de dois anos que mostraram uma redução do risco de 44%.

“A diferença na sobrevivência está crescendo. Quanto mais passa o tempo, mais se vê essa vantagem. Temos uma a cada duas pessoas que sobrevive, em comparação com o melhor produto do mercado, o que, em oncologia, é enorme.”
Stéphane Bancel, CEO da Moderna

Já a taxa de efeitos colaterais não aumentou nos novos testes. As informações são de O Globo.

Sair da versão mobile