Refugiados ucranianos já somam 875 mil

O número de refugiados que deixaram a Ucrânia desde o início da invasão russa ao país já é de quase 875 mil, segundo dados da ONU.

No total, 874,026 pessoas atravessaram as fronteiras da Ucrânia para as nações vizinhas. Muitos destes, porém, não desejam permanecer em países como Polônia ou Hungria.

Segundo dados oficiais, em torno de 5 mil ucranianos prosseguiram até a Alemanha. As autoridades estimam que o número verdadeiro deva ser ainda maior, uma vez que não há restrições de viagem ou controles na fronteira entre a Polônia e a Alemanha.

Somente na noite de terça-feira, em torno de 1,3 mil refugiados ucranianos chegaram de trem à estação central de Berlim, vindos da Polônia. (AFP, dpa)

Ucrânia convida mães de soldados russos capturados a buscarem seus filhos

A Ucrânia convidou as mães dos soldados russos capturados nos campos de batalha para irem ao país buscar seus filhos, em uma aparente tentativa de constranger Moscou.

“Tomamos a decisão de devolver os soldados russos capturados às suas mães, se elas vierem recolhê-los na Ucrânia, em Kiev”, informou em nota o Ministério ucraniano da Defesa.

A Ucrânia afirma ter apreendido dezenas de soldados da Rússia. Vídeos feitos em telefones celulares, que circulam na internet, mostram imagens de jovens, supostamente russos, de uniforme e desarmados, com expressão de espanto.

Kiev abriu uma linha telefônica direta e divulgou um endereço de email para os pais russos averiguarem se seus filhos estão entre os mortos ou capturados.

Sair da versão mobile