Primeira resposta de Putin às sanções contra a Rússia

Decreto do governo russo lista países hostis e permite que pagamento aos credores listados sejam realizados em rublos 

Sanções contra Rússia: Governo dá a primeira resposta

The House of the Russian Government | Foto: Mikhail Tereshchenko/TASS

O Governo da Rússia aprovou nesta segunda-feira (07), uma lista de estados e territórios estrangeiros que cometem ações hostis contra o país, suas empresas e cidadãos, no âmbito das sanções decorrentes da ocupação da Ucrânia.

O decreto permite que os cidadãos e empresas russas, o próprio Estado, suas regiões e municípios que têm dívidas com credores estrangeiros que estão na lista de países hostis, poderão pagá-los em rublos. 

Desde 1º de janeiro, a moeda russa sofreu uma depreciação de 45% de seu valor. 

A medida temporária aplica-se a pagamentos superiores a 10 milhões de rublos por mês (ou uma quantia semelhante em moeda estrangeira).

A lista de países hostis inclui os Estados Unidos, Canadá, os Estados da UE, o Reino Unido (incluindo Jersey, Anguilla, as Ilhas Virgens Britânicas, Gibraltar), Ucrânia, Montenegro, Suíça, Albânia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mônaco, Noruega, San Marino, Macedônia do Norte, e também Japão, Coreia do Sul, Austrália, Micronésia, Nova Zelândia, Cingapura e Taiwan (considerado um território da China, mas governado por sua própria administração desde 1949).

Sair da versão mobile