Praia de SC é única praia brasileira a receber o título de ‘Reserva Mundial de Surfe’

Guarda do Embaú, em Palhoça, fica a 46 km ao sul de Florianópolis e recebe surfistas o ano inteiro.

Praia de SC é única praia brasileira a receber o título de 'Reserva Mundial de Surfe'; entenda

Guarda do Embaú, em Santa Catarina — Divulgação

A praia da Guarda do Embaú em Palhoça, na Grande Florianópolis, é a única praia brasileira a receber o destaque de “Reserva Mundial de Surfe”, certificado pelo programa da ONG Save The Waves Coalition.

O título internacional busca preservar as áreas de surfe em todo o mundo.

Localizada a 46 km de Florianópolis, a praia fica ao lado do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina.

De acordo com a secretária de turismo de Palhoça, Mara Prim, um dos aspectos que chamam a atenção para a prática do surfe no local é que a praia não se limita apenas ao verão.

“Durante todo o ano o município recebe surfistas que encontram na localidade água própria para prática desportiva e uma população acolhedora”, disse.

Para receber a certificação de reserva mundial, a praia precisa preencher alguns requisitos. Veja abaixo:

qualidade e consistência das ondas;
riqueza e fragilidade ambienta;
relevância para o cenário cultural e histórico do surfe;
apoio da comunidade.
A praia de número 12 foi escolhida recentemente, e fica no sudeste da Inglaterra. É um litoral de cerca de 30 quilômetros ao redor de Braunton Burrows, na costa norte de Devon. A praia catarinense tem o título desde 2019.

A Guarda do Embaú também costuma receber as visitantes baleias-francas. Na última aparição, em 2022, elas dividiram as ondas com os surfistas. Na ocasião, 16 animais da espécie foram vistos na praia no mesmo dia, segundo levantamento do Projeto Franca Austral (ProFranca).

Conforme o ProFranca, a temporada reprodutiva de baleias-franca no Brasil acontece de julho a novembro. O ápice de aparições é no mês de setembro.

As informações são do g1.

Sair da versão mobile