Pesquisa aponta a frase mais inútil dentro de uma conversa

Quem nunca começou uma conversa com aquela clássica frase: “Como você está?“.

Seja em uma conversa no elevador com os vizinhos, um bate-papo com colegas no trabalho ou aquela fofoca com amigos da faculdade, a maioria das pessoas utilizam a frase para iniciar uma conversação – seja ela importante ou apenas corriqueira.

Mesmo tão utilizada, um estudo publicado pela Universidade de Harvard promete te fazer repensar na melhor maneira de começar uma conversa. De acordo com os pesquisadores responsáveis pela análise, a frase “como você está?” é a mais inútil da comunicação.

De acordo com o estudo, a habitual frase é desinteressante porque “a pessoa que pergunta realmente não quer saber, e a pessoa que responde nem sempre diz a verdade, ocasionando uma oportunidade perdida de conexão”.

Os pesquisadores chegaram nesta conclusão após analisar mais de 300 conversas online e comprovar que as pessoas que fizeram perguntas diferentes do habitual viam o outro de forma mais agradável.

A pesquisa também descobriu que as pessoas levam apenas sete segundos para causar uma primeira impressão. Além disso, os pesquisadores afirmam que são necessários mais sete encontros para mudar essa impressão – seja negativa ou positiva.

“Quando as pessoas são instruídas a fazer mais perguntas [diferentes], elas são vistas como mais receptivas. Uma construção interpessoal que captura a escuta, a compreensão, a validação e o cuidado”, disseram os pesquisadores de Harvard.

Você está preocupado na melhor maneira de começar uma conversa agradável a partir de agora? Então fique atento, pois Gary Burnison, CEO da empresa de consultoria organizacional Korn Ferry, em entrevista à CNBC, traz dicas de como estabelecer um bom bate-papo. Confira:

1. Vá além das perguntas usuais

Para muitas pessoas, uma alternativa usada para começar a conversa é perguntar sobre o clima ou o resultado da partida de futebol do domingo.

Para Gary, essa é uma maneira ruim de “quebrar o gelo”. Ele admite que pode existir exceções, mas ressalta que você deve “tentar ir além desses tópicos clichês para coisas que são mais importantes e pessoais para você”.

2. Observe o que está ao seu redor

Outra dica importante que o CEO da Korn Ferry traz é a atenção ao ambiente que você se encontra. É importante observar objetos ou detalhes que possam ajudar em uma conversa significativa, como o estilo de roupa da pessoa ou um local bonito durante o passeio.

3. Compartilhe notícias e momento importantes da sua vida

Outro importante ponto a ser abordado em uma conversa são as novidades sobre a sua vida.

Começar um bate-papo comentando que aprendeu uma receita nova, adotou um bichinho de estimação ou visitou um ótimo restaurante demonstra que você quer que a outra pessoa também faça parte de bons momentos da sua vida.

4. Fique atento a linguagem corporal

De acordo com Gary Burnison, tão importante quanto o que você falar, é o que você transmite enquanto está conversando.

Manter uma boa postura, um tom de voz tranquilo e expressão facial alegre, além de olhar para a outra pessoa enquanto está falando, ajudam a estabelecer uma conversa agradável.

Sair da versão mobile