“Mente de caranguejo”: termo define um tipo muito comum de atitude egoísta

É bem provável que você conheça alguém ou já tenha encontrado na vida uma pessoa que tem a chamada “mentalidade de caranguejo”. Você pode até não conhecer o termo, mas certamente sabe identificar a atitude.

Mentalidade de caranguejo, também conhecida como mentalidade de caranguejos em um balde, é uma maneira egoísta de pensar e agir e que pode ser resumida pela frase: “se eu não posso ter algo, você também não pode”.

A típica atitude egoísta de uma pessoa com “mente de caranguejo” leva esse nome por causa de uma simples metáfora.

Pense em um balde cheio de caranguejos capturados. Alguns deles podem facilmente escapar, mas quando tentam fugir, são puxados de volta para o balde pelos outros, mais abaixo, que acabam provocando a morte coletiva do grupo.

Entre os crustáceos, o ato não está relacionado a um comportamento de “maldade”. Os caranguejos podem acabar puxando os outros simplesmente porque também estão tentando sair do balde. Entre os humanos, o processo é um pouco diferente. E até mais cruel.

No comportamento humano, a analogia é que membros de um grupo tentam reduzir a autoconfiança de uma pessoa em busca de sucesso, seja por inveja, ressentimento, conspiração ou competitividade, com o objetivo de atrapalhar ou interromper seu progresso.

A pessoa com mentalidade de caranguejo, portanto, sempre tentará derrubar aqueles que estão progredindo além do grupo ou melhorando de alguma forma. Na prática, o indivíduo com mente de caranguejo tende a minimizar, criticar e desencorajar o outro com palavras duras e ações rudes.

As informações são do VIX.

Sair da versão mobile