Médica viraliza ao expor comentários racistas que ouve em atendimentos

Yaa Oheema, de 26 anos, listou uma série de comentários ditos enquanto atende pacientes durante em pronto-socorro de hospital em Londres. 'Tem certeza que não é o faxineira?'

Uma médica negra viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo em que aparece expondo comentários racistas que ouve durante seus atendimentos na sala de emergência em hospital da cidade de Southwark, no sul de Londres.

As imagens mostram Yaa Oheema, de 26 anos, apontando os insultos racistas que ouve diariamente. Ela conta que já chegou a ser confundida com faxineira. Em outras ocasiões tiveram pacientes duvidando de sua capacidade e até pedindo para ser atendido por “um médico de verdade”. “Recebo muitos comentários racistas e horríveis. Sempre há pelo menos um momento ou situação em cada turno,” disse ao NY Post.

Ela ainda acrescentou que depois de um atendimento longo, o paciente pediu para ser atendido por outro profissional. “Mesmo depois de ter passado uma hora com um paciente, me perguntaram ‘quando o médico de verdade vem?’. “E isso é apenas a ponta do iceberg,” desabafou.

No vídeo em questão chamado Coisas racistas que meus pacientes me disseram, ela lista uma série de difamações que enfrenta durante seu dia-a-dia como médica, como “Eles deixam qualquer um se tornar médico, não é?”, “Posso falar com o médico de verdade” e “Tem certeza que não é faxineira ou enfermeira?” e “Posso conversar com um médico de verdade?”.

As informações são da Marie Claire.

Sair da versão mobile