Golpe por SMS usa falso 0800 para roubar cartões de crédito

Uma nova onda de golpes do falso 0800 está atingindo clientes do Banco Itaú. Por meio de uma mensagem SMS, os golpistas informam correntistas sobre o agendamento de uma transferência de alto valor, acompanhada de um número de telefone igualmente falso para dúvidas. No contato, eles tentam obter dados financeiros e números de cartões de crédito.

Nas mensagens visualizadas pelo Canaltech, o suposto valor transferido era o mesmo, R$ 3.300, mas os SMS eram enviados por números celulares diferentes. A falsa central de atendimento também era a mesma, com direito a música de espera similar a usada em serviços do tipo, mas sem citar especificamente o banco do qual o cliente aguarda suporte.

Em contato feito pela reportagem, o suposto atendente só se identificou como funcionário do Itaú depois de ser informado sobre a suposta transferência. Após falar rapidamente sobre procedimentos de segurança, ele solicitou informações como números de agência e conta, assim como dados do cartão de crédito para bloqueio.

O método é similar a outros golpes que estão circulando, pelo menos, desde janeiro do ano passado. Por meio dos SMSs fraudulentos, os clientes são informados sobre transferências ou Pix de alto valor para o mesmo dia em que as mensagens são enviadas, com os criminosos apostando na pressa para solucionar o que seria uma operação não autorizada, com grande perda de dinheiro, para completar a fraude.

Chama a atenção, porém, o uso de um número 0800 para realização dos crimes. Como apontou a empresa de cibersegurança Kaspersky em um alerta sobre esse tipo de golpe, esse tipo de registro não costuma ser fácil e é normalmente restrito a empresas reconhecidas. “O golpe da falsa central bancária busca coletar cartões válidos, [com o formato] mostrando o quanto as fraudes estão refinadas”, completa Fabio Assolini, diretor da equipe de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina.

Uma nova onda de golpes do falso 0800 está atingindo clientes do Banco Itaú. Por meio de uma mensagem SMS, os golpistas informam correntistas sobre o agendamento de uma transferência de alto valor, acompanhada de um número de telefone igualmente falso para dúvidas. No contato, eles tentam obter dados financeiros e números de cartões de crédito.

Nas mensagens visualizadas pelo Canaltech, o suposto valor transferido era o mesmo, R$ 3.300, mas os SMS eram enviados por números celulares diferentes. A falsa central de atendimento também era a mesma, com direito a música de espera similar a usada em serviços do tipo, mas sem citar especificamente o banco do qual o cliente aguarda suporte.

Em contato feito pela reportagem, o suposto atendente só se identificou como funcionário do Itaú depois de ser informado sobre a suposta transferência. Após falar rapidamente sobre procedimentos de segurança, ele solicitou informações como números de agência e conta, assim como dados do cartão de crédito para bloqueio.

O método é similar a outros golpes que estão circulando, pelo menos, desde janeiro do ano passado. Por meio dos SMSs fraudulentos, os clientes são informados sobre transferências ou Pix de alto valor para o mesmo dia em que as mensagens são enviadas, com os criminosos apostando na pressa para solucionar o que seria uma operação não autorizada, com grande perda de dinheiro, para completar a fraude.

Chama a atenção, porém, o uso de um número 0800 para realização dos crimes. Como apontou a empresa de cibersegurança Kaspersky em um alerta sobre esse tipo de golpe, esse tipo de registro não costuma ser fácil e é normalmente restrito a empresas reconhecidas. “O golpe da falsa central bancária busca coletar cartões válidos, [com o formato] mostrando o quanto as fraudes estão refinadas”,

Como se proteger?

Em suas páginas de segurança, o próprio Itaú alerta para a incidência de fraudes telefônicas, com criminosos se passando por atendentes, funcionários ou gerentes do banco para apontar irregularidades ou solicitar dados.

A recomendação do banco é ignorar tais contatos e, caso desconfie que o problema é real, entrar em contato com a central de atendimento oficial para buscar esclarecimentos.

Dados pessoais e financeiros, assim como senhas e números de cartão de crédito, não devem ser passados em conversas por mensagem ou ligações. O cliente também não deve realizar transferências ou fazer alterações nas contas com base em indicações recebidas por estes meios, a não ser que tenha total certeza de estar falando com a central legítima do banco. Caso um contato telefônico desse tipo seja recebido, o ideal é que os clientes desliguem a ligação e busquem o atendimento oficial de outro número.

Fonte: Canaltech

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