Feriado? Entenda o que é celebrado na quinta-feira de Corpus Christi

Quinta-feira é Corpus Christi e, apesar da pandemia, muita gente já esfrega as mãos pensando em “enforcar” a sexta e emendar com o final de semana, quem sabe imaginando uma viagem rápida. Mas afinal, é feriado ou não?

Celebrado neste ano em 3 de junho, o Corpus Christi não é feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Para evitar o aumento do contágio pelo novo coronavírus, Paraíba e Piauí, e as capitais São Paulo e Vitória anteciparam a data.

A decisão de manter o Corpus Christi como ponto facultativo foi divulgada pelo Ministério da Economia no final do ano passado.

A recomendação da pasta é de que as datas sejam seguidas pelos órgãos da administração pública federal. Municípios e empresas estão livres para decidir se aderem ou não ao feriado.

Onde Corpus Christi é feriado?
Na capital paulista, não haverá Corpus Christi até 2022. A Prefeitura antecipou dois feriados para 26 e 29 de março deste ano. Em Vitória, o feriado foi transferido para 30 de março.

O governo do Piauí mudou a data para 26 de março. Na Paraíba, o feriado acabou ficando para o dia 31 de março.

Nas demais capitais brasileiras, a data é feriado municipal em locais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá e Porto Velho.

O que é celebrado no Corpus Christi?
A festa é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264 para ser celebrada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “corpo de Cristo”. Para os católicos, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo. Assim como o vinho se converte em seu sangue.

A celebração não tem data fixa no calendário. Acontece 60 dias após a Páscoa, realizada sempre 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, o fim do carnaval.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile