Família ‘poliamor’ da Califórnia faz história ao colocar os três pais na mesma certidão de nascimento

Familia Poliamor

Ian Jenkins, Alan Mayfield e Jeremy Allen Hodges com seus dois filhos, Piper e Parker (Foto: Reprodução @three_dads_and_a_baby)

Uma família ‘poliamorosa’ da Califórnia fez história ao colocar os três pais na mesma certidão de nascimento da filha Piper, agora com 3 anos, abrindo caminho para outras famílias obterem o reconhecimento legal nos EUA.

O médico Ian Jenkins, 45, e seus parceiros Alan Mayfield e Jeremy Allen Hodges, de San Diego, concluíram o processo em 2017 e agora estão contando sua história em um livro, escrito por Ian, chamado ‘Three Dads and a Baby’ (‘Três Homens e um Bebê’ em tradução livre), cujo título faz uma brincadeira com o filme de comédia de 1987, ‘Três Solteirões e um Bebê’, estrelado por Tom Selleck, Ted Danson e Steve Guttenberg.

Ian e Alan estão juntos há dezessete anos e estão com seu parceiro, Jeremy, há oito. Jeremy é conhecido pelas crianças como ‘daddy’, enquanto Alan é ‘dada’ e Ian é ‘papa’. Eles também são pais de Parker, 14 meses. Ambas as crianças foram concebidas com embriões doados e gestadas por barriga de aluguel.

Ian, um especialista em medicina hospitalar e professor universitário, descreveu sua “família única”, constituída por “apenas três pessoas calmas e normais que passam muito tempo falando sobre o que comer no jantar”.

O livro será publicado em março de 2021 e conta a história da família, além de oferecer dicas de educação parental e conselhos sobre o que fazer quando seu filho prefere o papai x ou y, bem como os lados positivos de criar uma família com três rendas e três pessoas para acordar durante as mamadas da madrugada.

“Nós demos tomamos cuidado com o fato de que nossos filhos podem ser vistos de forma diferente. Não queríamos que eles se tornassem alvo de provocação, intimidação ou abuso online”, disse Ian ao HuffPost.

Felizmente, até agora, eles confirmam que não tiveram ‘nenhum problema’ em suas vidas pessoais ou profissionais. “Nosso filho mais velho agora está na pré-escola, e os outros pais e filhos ficam tipo,’Ah, legal! Nos conte essa história”, Ian acrescentou.

A família diz que a ‘conversa contínua’ é a chave para um relacionamento saudável e poliamoroso quando se trata de paternidade. Ian explicou: “Quando nosso filho mais velho desenvolver a capacidade de ter um acesso de raiva, todos nós temos que estar na mesma página.”

Ian contou que eles também queriam aumentar a conscientização sobre os direitos das famílias poliamorosas e disse que tiveram sorte de estar em um estado “liberal” como a Califórnia: “alguns estados são simplesmente brutais. Eles fazem de tudo para impedir a criação de filhos por famílias não tradicionais. Espero que isso comece ser um incentivo para que as famílias”.

Após o nascimento de Piper, os pais fizeram uma solicitação para umm juíza de San Diego, que inicialmente se recusou a incluí-los no certificado. “Ela disse que teríamos que aprovar uma lei ou recorrer”, lembrou Ian. “Eu estava tipo,’Eu só quero um filho – eu não quero uma batalha judicial’. Foi como se jogassem um balde de água fria em nós”, disse.

“Basicamente, todos demos testemunhos muito emocionados sobre por que precisávamos ser pais. Era possível ver a emoção no rosto dela que analisou todas as opções e encontrou uma maneira de usar as leis existentes para nos dar a primeira certidão de nascimento desse tipo em qualquer lugar.”

O livro de Jenkins, Three Dads and a Baby, será lançado em março de 2021 e já está disponível para pré-venda na Amazon.

Sair da versão mobile