Dicas para cuidar dos pets no inverno

Você é mãe ou pai de pet? Saiba que, assim como a saúde humana necessita de atenção especial com a chegada do inverno, também é preciso redobrar os cuidados especiais com os animais de estimação, que tendem a sofrer com as baixas temperaturas.

Segundo a Dra. Beatriz Semensato, proprietária da clínica veterinária PettaVet, tanto o frio quanto o clima seco afetam os bichinhos. Por isso, existem algumas ações importantíssimas que todo tutor deve inserir à rotina.

“Entre eles, está a vacinação contra a gripe canina, que entra em surto quando a temperatura cai e pode causar pneumonia, comprometendo muito a saúde dos cães”, explica a especialista. Durante os períodos mais secos, a veterinária recomenda o uso de umidificador de ar em casa, o que evita diversos problemas respiratórios em cães e gatos.

Contudo, não é só o sistema respiratório dos pets que precisa ser observado nesta fase. Com a sensibilidade mais aflorada, as dores articulares também aparecem com frequência. Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, reforça que os pais e mães de pets devem manter-se atentos às mudanças no comportamento. “Se o animalzinho tiver um histórico de artrose ou displasia, por exemplo, siga as orientações médicas à risca e cuide para que a casa sempre esteja com uma temperatura agradável para o pet.”

Pensando na proteção de cães e gatos durante o inverno, Jade Petronilho e a veterinária Thais Matos, da área de Confiança & Segurança da DogHero, selecionaram algumas dicas que podem ser adotadas durante o inverno. Confira!

Alimentação e hidratação

Nesta estação, a ingestão de água fica comprometida por causa da queda nos termômetros. Portanto, para estimular a hidratação do pet, a recomendação é que o tutor espalhe vários potinhos de água fresca pelos ambientes da residência.

Como o gasto energético é maior no inverno, em alguns casos, a quantidade de alimento pode ser aumentada, de acordo com orientação de um especialista. “Pelo fato de os gatos dormirem mais durante o frio, tendem a comer e beber menos. Por isso, os alimentos úmidos são as melhores opções para garantir a hidratação”, afirma Thais.

Banhos

Jade ressalta que é válido reduzir a frequência de banhos. Caso seja necessário banhar o pet, aqueça um pouco mais a água (sem esquentá-la demais) e seque o animal com secador, não deixando pele e pelos úmidos, mesmo que o dia esteja ensolarado.

Mantenha o pet aquecido

Essa atitude é essencial para prevenir que ele fique doente. Existe hoje uma diversidade de produtos criados exclusivamente para os animais de estimação, que podem ser utilizados para mantê-los quentinhos, como: cobertores, edredons e mantas.

Outra dica são as roupinhas, que além de os deixarem os pets mais charmosos, são ideais para que eles fiquem protegidos. Você ainda pode apostar em moletom ou blusão para o cãozinho, além de macacão, pulôveres e capas.

Para os felinos, que não gostam muito de roupas, as caminhas no estilo toca também são excelentes e muito confortáveis.

As informações são da Casa Vogue.

Sair da versão mobile