Crianças que passam mais tempo com a avó têm 5 vantagens de desenvolvimento

Avó e neto

(Foto: Divulgação)

Além de boas e felizes lembranças da infância, a convivência de crianças com suas avós ainda favorecem o desenvolvimento dos pequenos.

A ciência já mostrou que tanto netos quanto avós se beneficiam física e emocionalmente ao passarem tempo juntos Conheça as provas e razões pelas quais você deve encorajar este relacionamento tão especial:

1. Avós fornecem um ambiente seguro
A imagem mais comum das avós é a de uma mulher mais velha sorrindo, paciente e defendendo todas as travessuras que seus netos fazem.

Por terem mais tempo livre, menos preocupações em sua vida diária e por não sofrerem tanta pressão quanto os pais, as avós costumam ser mais tolerantes.

Isso não significa que eles transformarão seu filho ou filha em uma criança mimada, nem que o farão acreditar que sempre pode escapar impune.

Ao contrário: a psicóloga social Susan Newman ressalta que a avó será aquela pessoa em quem sempre se pode confiar, por mais grave que seja o erro que cometeram, o que resultará em um grande apoio emocional para elas.

2. Conhecer sua história os ajuda a serem resilientes
É provável que as avós de seus filhos tenham enfrentado dificuldades que eles nem imaginam: migrar para outra cidade ou país, trabalhar desde pequenos ou ter que cuidar da família.

Um estudo descobriu que as crianças que ouvem e aprendem com essas histórias são mais resilientes, ou seja, elas são mais propensas a lidar positivamente com situações difíceis e estressantes.

3. Menos problemas comportamentais e emocionais
Um estudo realizado pela Universidade de Oxford garante que crianças que passam mais tempo com as avós têm menos problemas emocionais e de desenvolvimento.

Embora isso se aplique a todos os tipos de família, os filhos de pais divorciados são os que mais se beneficiam de passar o tempo com as avós.

4. Menores chances de depressão
O relacionamento entre avós e netos traz benefícios para ambos. De acordo com uma pesquisa de 2014, adultos jovens e idosos apresentam menos sintomas de depressão se tiverem vínculos estreitos.

5. Menos preconceito e discriminação
Crianças que passam mais tempo com suas avós têm menos probabilidade de se entregar a práticas discriminatórias relacionadas a pessoas idosas, revelou um estudo de 2017.

As informações são do Vix.

Sair da versão mobile