Crianças acima de 2 anos devem usar máscaras na escola, recomenda Academia Americana de Pediatria

A Academia Americana de Pediatria (AAP) divulgou uma nova orientação para a reabertura total das escolas nos próximos meses. A principal recomendação é sobre o uso de máscaras para todas as crianças acima de 2 anos, independentemente do estado de vacinação contra a Covid-19.

“A AAP recomenda o que todos usem máscaras, porque uma parte significativa da população estudantil ainda não é elegível para vacinas, e está comprovado que o uso delas reduz a transmissão do vírus e protege aqueles que não foram vacinados”, disse em comunicado.

No início do mês, a orientação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) era o uso de máscaras apenas em ambientes fechados e entre aqueles que não estão totalmente vacinados.

Atualmente, crianças menores de 18 anos representam 14% de todos os casos até o momento e apenas 0,1% de todas as mortes relacionadas à Covid-19 nos EUA, de acordo com a AAP. Além disso, apenas crianças acima de 12 anos podem receber a vacina no país.

No entanto, o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 para crianças menores de 12 anos deve ser autorizado em breve, segundo informou um funcionário do FDA, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Mas até lá, é preciso garantir a segurança de todos.

“Precisamos priorizar o retorno das crianças às escolas e nós desempenhamos um papel em garantir que isso aconteça com segurança. A pandemia afetou muito as crianças, e não foi apenas a educação que sofreu, mas também a saúde mental, emocional e física. Combinar camadas de proteção que incluem vacinas, máscara e higiene das mãos tornará o aprendizado pessoal seguro e possível para todos”, disse a Dra. Sonja O’Leary, presidente do Conselho de Saúde Escolar da AAP em em nota.

As informações são da Crescer.

Sair da versão mobile