Catástrofe nuclear: quais são as dicas de especialistas se isso ocorrer?

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, colocou as forças nucleares russas em alerta máximo no último domingo, gerando preocupação entre os especialistas em defesa de que a Rússia poderia desencadear um ataque ou uma guerra nuclear.

Alguns analistas militares veem a medida como uma resposta estratégica às sanções ocidentais, enquanto outros a consideram um sinal de alerta de que Putin pode recorrer a táticas nucleares se for obrigado.

“Estou definitivamente preocupado”, disse Irwin Redlener, especialista em saúde pública da Universidade de Columbia, especializado em preparação para desastres, ao Insider.

Às vezes, podemos ficar tentados a descartar tal declaração, mas no contexto do que parece ser um Putin bastante desequilibrado, que realmente cumpriu suas ameaças de invadir a Ucrânia com ferocidade, temos que levar os comentários nucleares a sério”, analisou.

Tempo de reação

O arsenal nuclear da Rússia é capaz de atacar praticamente qualquer lugar do planeta. Se uma única arma fosse lançada contra os EUA, os moradores teriam cerca de 30 minutos, ou menos, para encontrar abrigo, supondo que fossem imediatamente avisados ​​do ataque.

Se a Rússia lançasse uma arma de águas internacionais nos arredores de Nova York, cidades da Costa Leste como Nova York, Boston e Washington, DC, poderiam ter apenas 10 a 15 minutos para se preparar. “Você nem teria tempo de ir buscar seus filhos na escola”, disse Redlener.

Proteção

Os minutos a horas após uma explosão nuclear é uma janela crítica. O potencial de exposição à radiação diminui 55% uma hora após uma explosão e 80% após 24 horas, de acordo com o Johns Hopkins Center for Health Security.

Ações imediatas durante as primeiras horas, como cobrir os olhos ou agachar-se em um abrigo interno, podem mitigar o risco de morte ou ferimentos graves.

Quando uma bomba nuclear atinge o solo ela desencadeia um flash de luz e uma gigantesca bola de fogo laranja. Uma bomba de 1 megaton (cerca de 80 vezes maior que a bomba atômica lançada em Hiroshima, Japão) pode cegar temporariamente pessoas a até 20 km de distância em um dia claro e até 85 km de distância em uma noite clara.

 

Sair da versão mobile