Ator é o primeiro a conquistar na Justiça mudança de gênero para não-binário

O ator e ativista Gahbi — Foto: reprodução/ instagram e Nathália Millen

Ator, comunicador, drag queen, humorista, influenciador, ativista e agora também o Polvilho da novela “Elas por elas”, sua estreia na TV. Gahbi pode ser muitos. Ele já foi também Gabriel Borges até adotar o nome artístico neutro ao se reconhecer como uma pessoa não-binária, que não pertence a um gênero exclusivamente.

Entre tantas qualidades, Gahbi é ainda um pioneiro, sendo a primeira pessoa a conseguir, em uma ação individual na Justiça do Distrito Federal, a retificação de gênero nos documentos para não-binário. A conquista aconteceu, aos 34 anos, em dezembro de 2022.

Durante todo o processo, que incluiu ainda a mudança de Brasília, onde nasceu, para o Rio, Gabhi contou com o apoio incondicional da mãe Vera Adelaide. “Ser uma mãe pela resistência, ser mãe de uma pessoa LGBT+ numa sociedade preconceituosa, violenta e lgbtfóbica, e, ainda assim, escolher amar e apoiar o filho, a filha, i filhe ou a falha, é um ato de amor extremamente revolucionário!”, homenageou ele em uma postagem na rede social.

O ator manteve na nova certidão o nome (de anjo) que recebeu dos pais, mas Gahbi ainda aguarda o momento de pegar o documento em Brasília. Enquanto isso, ele vê seu personagem crescer em “Elas por elas” como uma espécie de de anjo da guarda de Renée (Maria Clara Spinelli) e seus filhos.

No fim de setembro, o ator falou sobre o processo em entrevista ao site de Heloísa Tolipan: “Apesar de ter conseguido a liberação do juiz para fazer a retificação do gênero, eu ainda não busquei a minha certidão. Eles foram atrasando o processo. Eu não mudei o nome, na certidão continua Gabriel”.

Com informações do Extra.

Sair da versão mobile