Americanas: livro favorito de executivo ‘ensina’ a dar calote

Marcel Telles, que junto de seus sócios Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira compõem o trio de acionistas de referência da Americanas, tendo também comandando a empresa por 40 anos, tem recomendações estranhas de leituras.

Acontece o seu livro de cabeceira, “Dobre Seus Lucros”, de Bob Fifer, traz o conselho de não pagar as dívidas da empresa. Se por si só o ensimento é esquisito, agora com a descoberta de um passivo de R$ 43 bilhões na varejista, o conselho está sendo visto com outro olhos, com muitos acreditando que Marcel Telles levou a sério demais os mandamentos de Fifer, fazendo da lição seu modo de gestão da empresa.

“Um método fácil de favorecer o balanço de sua empresa este ano (embora só funcione uma vez) é atrasar seus pagamentos. A maioria dos fornecedores prefere esperar para receber a perdê-lo definitivamente como cliente”, diz Fifer em seu livro na Etapa 37, intitulada “Contas a pagar”.

“Passe a pagar suas contas em 45 dias, depois sessenta dias, depois em três ou seis meses, no caso dos fornecedores mais tolerantes. Nunca pague uma conta até que o fornecedor pergunte por ela pelo menos duas vezes. Certos fornecedores chegam a levar até dois anos para reclamar do pagamento de uma conta.”

Bob Fifer é um economista e consultor de negócios formado em Harvard. A obra, escrita em 1993, é descrita pela editora como “o livro perfeito. Baseado nos resultados obtidos em empresas incluídas na lista das 500 maiores feita pela revista Fortune, Bob Fifer mostra como maximizar seus lucros em etapas fáceis de aplicar”.

Na edição brasileira, o livro vem com a chamada em sua capa “O livro de cabeceira de Marcel Telles, fundador da Ambev”. A informação foi retirada de uma entrevista que o executivo deu à revista Exame, onde ele afirmou que “costuma reler a obra a cada dois anos”.

As informações são do Yhaoo.

Sair da versão mobile