Advogado entra em tribunal virtual no Zoom com filtro de gato e viraliza

Advogado entra em tribunal virtual no Zoom com filtro de gato e viraliza — Foto: Reprodução/YouTube

Um filtro em realidade aumentada “transformou” um advogado em gato durante uma audiência virtual e viralizou nas redes sociais nesta terça (9). A inusitada presença de um gato de feição preocupada e grandes olhos azuis chamou a atenção da Corte Judicial do Texas e se espalhou na Internet.

A situação aconteceu com o advogado Rod Ponton. Ao entrar em uma chamada de vídeo por meio do Zoom, em que a audiência era realizada, ele percebeu que um filtro ativado em seu perfil impedia a exibição de sua imagem durante a sessão. No lugar, o que se via na tela era a animação de um grande felino que se mexia de acordo com os movimentos dos olhos e da cabeça do profissional.

“Você pode me ouvir? Eu estou aqui, eu não sou um gato!”, se justificou o advogado. Após ser advertido pelo juiz que presidia a sessão, Ponton ainda tentou desativar o filtro. Mas, mesmo com o auxílio de sua assistente, não teve sucesso.

O vídeo da audiência com a curiosa presença do gato virtual logo se tornou viral e já conta com mais de 4 milhões de visualizações no YouTube, até a publicação desta matéria. No entanto, não estão contabilizadas as diversas cópias que circulam pelo Twitter, WhatsApp e outras redes.

Embora o filtro pareça bastante sofisticado e capaz de imitar expressões faciais por meio de tecnologias usadas em deepfake, a animação é produto de um software de mais de uma década e que pode estar presente em alguns notebooks da marca Dell. A empresa Reallusion, desenvolvedora do filtro, descreve o avatar como uma “animação facial emotiva personalizável”.

As informações são do TechTudo.

Sair da versão mobile