‘Açúcar do mar’ consegue produzir mais de 30 bilhões de latas de Coca-Cola

Ervas marinhas produzem sacarose em grande quantidade

Um estudo realizado pelo Max Planck Institute for Marine Microbiology, na Alemanha, descobriu que ervas marinhas produzem sacarose em grande quantidade, principal substância usada no açúcar. Até então, não se tinha conhecimento sobre essa capacidade.

Considerando os sistemas de ervas marinhas em todo mundo, estima-se que seria possível obter até 1,3 milhão de toneladas de sacarose, suficiente para 32 bilhões de latas de Coca-Cola. As informações são do periódico científico Nature Ecology & Evolution.

Veja o vídeo da pesquisa acima.

Como é feita a produção

Os vegetais produzem o açúcar durante a fotossíntese e o consomem para o metabolismo e crescimento, em condições de luz solar média. Entretanto, quando há excesso de luz – seja por volta do meio-dia ou no período de verão –, eles produzem mais sacarose do que consomem.

A substância, então, é liberada a partir das raízes das ervas marinhas, fincadas em uma região chamada rizosfera. Isso permite com que a concentração de açúcar no fundo do mar seja 80 vezes maior do que o imaginado, especialmente porque ele não é consumido por outros microrganismos presentes no ambiente marítimo.

Segundo a microbióloga marinha Nicole Dubilier, até um terço das ervas marinhas do mundo já podem ter sumido por conta dos impactos das atividades humanas no planeta. Dessa forma, o estudo não só traz revelações sobre os vegetais como “destaca a importância de preservar esses ecossistemas de carbono azul”.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile