Zelensky diz que russos estão “derrotados por dentro”

Presidente da Ucrânia também agradeceu ao premiê do Reino Unido, Rishi Sunak, pelo envio de mísseis Storm Shadow; tropas iniciaram avanços importantes em Bakhmut e supostamente atacaram Luhansk

Em tom confiante, Zelensky diz que russos estão “derrotados por dentro”

Zelensky faz pronunciamento por meio de vídeo no Twitter. Mas o mais importante está no texto escrito Twitter/Reprodução

O presidente Volodymyr Zelensky até negou, esta semana, que a contraofensiva para recuperar parte dos territórios da Ucrânia já tinha começado. Mas o tom de suas declarações mais recentes denuncia que a confiança começa a ganhar corpo. Em posts publicados nesta sexta-feira (12), em sua conta no Twitter, o líder agradece o envio dos poderosos mísseis Storm Shadow e aproveita para cutucar os militares russos, insinuando que eles já admitem a derrocada.

“Os ocupantes russos já estão internamente prontos para a derrota. Eles já perderam esta guerra em suas mentes. Devemos pressioná-los diariamente para que seu sentimento de derrota se transforme em sua fuga, seus erros, suas perdas”, afirmou Zelensky no post.

“Agradeço a cada um que destrói o inimigo! Sou grato a todos que, apesar de qualquer dificuldade, devolvem nossa terra para a Ucrânia! Estamos nos preparando para adicionar ainda mais armas para vocês, guerreiros, terem ainda mais oportunidades de derrotar o agressor e restaurar a paz. Sou grato a todos que ajudam a Ucrânia”, completou.

Logo abaixo do texto, aparece um vídeo, em que Zelensky repete as frases escritas no post e também agradece a todos que ajudaram a Ucrânia desde o início da invasão.

Zelensky sempre postou mensagens de apoio a suas tropas e frases de otimismo aos ucranianos, mas em geral elas tinham como objetivo encorajar a população e as tropas no front a não desistirem de lutar e seguirem resistindo contra a atuação russa. Desta vez, no entanto, a confiança em uma vitória é nítida em suas palavras.

Os posts entram em consonância com os relatos mais recentes do front na região de Bakhmut, que tem sido o foco central das atenções tanto por parte das tropas russas quanto das ucranianas. Nesta sexta-feira, o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou que as forças de Kiev estavam “a 500 metros da cidade, ocupando todas as alturas táticas” e que os russos tinham perdido território considerável.

Com informações da CNN.

Sair da versão mobile