Suspeito de tiroteio nos EUA fez declarações perturbadoras sobre motivação, diz oficial

Jovem teria admitido, após sua prisão, que agia contra a comunidade negra

O suposto atirador no tiroteio em massa de Buffalo fez declarações muito perturbadoras descrevendo seu motivo e estado de espírito após sua prisão, de acordo com um funcionário familiarizado com a investigação.

O funcionário disse à CNN que as declarações feitas após a prisão foram claras e cheias de ódio contra a comunidade negra. O suposto atirador fez saber que estava mirando a comunidade negra durante as declarações, segundo o funcionário.

Os investigadores descobriram outras informações de mandados de busca e outros métodos que indicam que o suposto atirador estava “estudando” ataques de ódio e tiroteios anteriores.

As autoridades disseram anteriormente que estão revisando um suposto manifesto publicado online em conexão com o tiroteio em massa.

“As evidências que descobrimos até agora não enganam que este é um crime de ódio absolutamente racista. Será processado como um crime de ódio”, disse o comandante de polícia de Buffalo, Joseph Gramaglia, no domingo. “Este é alguém que tem ódio em seu coração, alma e mente.”

Polícia investiga ataque a supermercado dos EUA Scott Olson/Gettyimages

Suspeito vasculhou área

o suspeito do tiroteio, Payton Gendron, de 18 anos, vasculhou a comunidade e o supermercado como parte do planejamento de seu ataque, disse o prefeito de Buffalo, Byron Brown, à CNN.

“Parece que ele esteve aqui por talvez vários dias a partir de relatos que tenho ouvido e que ele vigiava esta comunidade, estava explorando o supermercado, na verdade conversou com algumas pessoas na área”, disse Brown.

Os investigadores acreditam que o suspeito pesquisou a área e “visou o local mais movimentado em um dos horários mais movimentados”, disse o governador de Nova York, Hochul também à CNN.

“Isso foi alvo de código postal”, disse Hochul. “Esta foi a maior concentração de afro-americanos em poucas horas.”

Essa conta corresponde a uma linha de um manifesto aparente postado on-line, onde um autor que afirma ser Gendron diz: “O código postal 14208 em Buffalo tem a maior porcentagem de negros perto o suficiente de onde eu moro”.

Alguns antecedentes

O código postal que inclui a loja, 14208, é 78% preto, de acordo com a Pesquisa da Comunidade Americana de 2020 do Census Bureau. Está entre os 2% dos CEPs em todo o país com a maior porcentagem de população negra e tem a maior porcentagem de população negra de qualquer código postal no norte do estado de Nova York. Em comparação, 13748, o código postal que inclui a cidade natal de Gendron, Conklin, é 89% branco e 0,4% preto.

*Polo Sandoval, Sarah Jorgenson e Casey Tolan, da CNN, contribuíram para este relatório

Sair da versão mobile