Simulação mostra ondas de mais de 12 metros em em caso de terremoto em Seattle

Segundo estudo, inundação do tsunami e fortes correntes podem continuar por mais de 3 horas caso terremoto de magnitude 7,5 ocorra na falha geológica de Seattle

Uma simulação divulgada pelo Departamento de Recursos Naturais do Estado de Washington (DNR, na sigla em inglês) mostra o impacto de um terremoto de magnitude 7,5 na falha geológica de Seattle, nos Estados Unidos.

“As ondas do tsunami podem chegar a quase 13 metros na Seattle Great Wheel e chegarão ao interior até o Lumen Field e o T-Mobile Park”, disse o DNR do Estado de Washington em um tweet na quinta-feira (7).

De acordo com um comunicado à imprensa, o estudo foi preparado por geólogos da divisão da Washington Geological Survey do DNR.

Os cientistas descobriram que, se um terremoto de magnitude 7,5 ocorresse na falha geológica de Seattle, ondas de tsunami com mais de 12 metros de altura poderiam atingir a área de Seattle em menos de 3 minutos.

“A inundação do tsunami e as fortes correntes podem continuar por mais de 3 horas desde o início do terremoto”, de acordo com o comunicado à imprensa.

O estudo mostra que inundações costeiras e mudanças nas linhas costeiras ocorreriam em toda a área de Seattle após um terremoto tão poderoso.

O último terremoto conhecido na falha geológica de Seattle aconteceu cerca de 1.100 anos atrás, diz o comunicado.

O estudo foi “conduzido para ajudar os planejadores de emergências locais e estaduais a desenvolverem e refinarem planos de resposta e preparação para um tsunami no meio do maior centro populacional e econômico de Washington”, diz o comunicado.

As informações são da CNN.

Sair da versão mobile