Rússia não descarta uso de armas nucleares, diz porta-voz do governo

“Se é uma ameaça existencial para o nosso país, então pode ser”, falou Dmitry Peskov

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou nesta terça-feira (22), em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, que a Rússia não descarta o uso de armas nucleares em caso de “ameaça existencial” ao país.

Peskov foi questionado em que condições o presidente russo, Vladimir Putin, usaria a capacidade nuclear da Rússia. “Se é uma ameaça existencial para o nosso país, então pode ser”, falou.

Ainda de acordo com a CNN Internacional, Putin já havia sugerido o uso de armas nucleares contra nações que ele via como uma ameaça à Rússia.

Em fevereiro, pouco tempo antes de invadir a Ucrânia, o mandatário russo disse que se algum país tentasse interferir a invasão na Ucrânia, “levaria a consequências nunca antes experimentadas na história”.

Além disso, durante a entrevista para a CNN Internacional, Peskov disse que a Rússia ainda não atingiu nenhum de seus objetivos militares na Ucrânia.

O porta-voz também afirmou que a “operação militar especial”— como o governo russo se refere à guerra — estava “seguindo estritamente de acordo com os planos e os propósitos que foram estabelecidos de antemão”, e que os “principais objetivos da operação” são “se livrar do potencial militar da Ucrânia”, garantir que a Ucrânia seja um “país neutro” e se livrar de “batalhões nacionalistas”.

 

Sair da versão mobile