Presidente do Uruguai se diz surpreso com fala de “narrativa” sobre ditadura na Venezuela

Declaração de Lacalle Pou, sem mencionar Lula, foi feita em uma reunião fechada durante participação em encontro com líderes de países da América do Sul

Presidente do Uruguai se diz surpreso com fala de “narrativa” sobre ditadura na Venezuela

Fotografia oficial dos Presidentes dos países da América do Sul, no palácio do Itamaraty (Foto Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil)

O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, afirmou, sem citar o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ter ficado “surpreso” com uma fala de que a ditadura na Venezuela se trata de uma “narrativa”.

“Fiquei surpreso quando foi dito que o que aconteceu na Venezuela foi uma narrativa. Já sabem o que pensamos a respeito da Venezuela e ao governo da Venezuela. Se há tantos grupos no mundo que estão mediando para que haja uma democracia plena na Venezuela, para que se respeite os direitos humanos e que não hajam presos políticos, o pior que podemos fazer é tapar o sol com o dedo. Vamos dar o nome que tem e vamos ajudar.”

A fala do presidente uruguaio foi feita em uma reunião fechada durante participação em encontro com líderes de países da América do Sul.

Na segunda-feira (29), após se encontrar com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, Lula afirmou que a Venezuela é “vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo”.

“Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo”, disse Lula.

Com informações da CNN.

Sair da versão mobile