Japão tem 31 tremores secundários registrados desde o terremoto; 6 pessoas morreram

terremoto no japão

Moradores observam uma casa parcialmente destruída após o terremoto de magnitude 7,5 / Reuters

Pelo menos seis pessoas morreram na província japonesa de Ishikawa após um terremoto de magnitude 7,5, que atingiu o Japão nesta segunda-feira (1º), de acordo com as autoridades locais.

Duas pessoas também ficaram gravemente feridas no terremoto, disseram autoridades.

Tremores secundários

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) afirma que houve 31 tremores secundários após o terremoto.

Deles, “o maior tremor secundário até agora foi de magnitude 6,2, que ocorreu 8 minutos após o terremoto inicial”, disse a sismóloga do USGS Jessica Turner à CNN.

De acordo com Turner, um abalo de magnitude 5,5 ocorreu quatro minutos antes do terremoto de magnitude 7,5 ocorrer.

Alertas de tsunami cancelados

Os alertas de tsunami emitidos para partes da costa ocidental do Japão foram cancelados nesta segunda-feira (1º), à medida que a ameaça de grandes ondas diminui.

Embora a ameaça de ondas maiores já tenha passado, os alertas de tsunami para ondas de até 1 metro (cerca de 3 pés) permanecem em vigor.

De acordo com o meteorologista da CNN, Derek Van Dam, a onda que atingiu um paredão protetor na cidade de Suzu, no oeste do Japão, “poderia ter sido muito pior”. Ele explica que ainda há ameaça de tsunamis, em razão da magnitude elevada do tremor.

“Pense nisso como se você tivesse uma banheira cheia de água e jogasse uma pedra dentro dela. Cria ondas que se propagam em todas as direções. Eles alcançam a lateral da banheira e depois voltam para o centro. A mesma ideia aqui”, disse ele.

O que se sabe sobre o forte tremor que atingiu o país

Sair da versão mobile