EUA vão enviar sistemas avançados de mísseis à Ucrânia

Presidente Joe Biden diz que armas mais potentes não visam atacar território russo.

O governo dos Estados Unidos disse que vai enviar para a Ucrânia sistemas de mísseis de médio alcance de alta tecnologia, um tipo de arma mais avançada que os líderes ucranianos vêm implorando para receber enquanto lutam para deter o avanço russo na região do Donbass.

Os lançadores fazem parte de um novo pacote americano de ajuda de segurança à Ucrânia no valor de 700 milhões de dólares, que vai incluir ainda helicópteros, sistemas de armas antitanque do tipo Javelin, veículos táticos, peças de reposição, entre outros.

As informações foram reveladas nesta terça-feira (31/05) por duas autoridades do governo dos EUA, que falaram sob condição de anonimato antes do anúncio oficial do novo pacote, esperado para esta quarta-feira.

A decisão americana de enviar sistemas de mísseis avançados busca encontrar um equilíbrio entre o desejo de ajudar a Ucrânia a combater a artilharia russa sem fornecer armas que permitam que as forças ucranianas atinjam alvos no interior do território russo e escalem ainda mais a guerra.

Em artigo publicado na noite desta terça-feira no jornal The New York Times, o presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou que decidiu “fornecer aos ucranianos sistemas de mísseis e munições mais avançados que permitirão que eles ataquem com mais precisão alvos-chave no campo de batalha na Ucrânia”.

“Não estamos encorajando ou permitindo que a Ucrânia ataque além de suas fronteiras. Não queremos prolongar a guerra apenas para infligir dor à Rússia”, escreveu Biden.

Na segunda-feira, ele já havia afirmado que os EUA não enviariam à Ucrânia “sistemas de mísseis que poderiam atingir a Rússia”. Contudo, se posicionados próximos o suficiente da fronteira, tais lançadores são capazes de alcançar o território do país vizinho. Fontes do governo em Washington afirmaram que os ucranianos garantiram aos americanos que não vão atirar mísseis em território russo.

Um alto funcionário do governo disse que a Ucrânia deve receber dos EUA o sistema avançado de mísseis Himars, que é montado em um caminhão e pode transportar um contêiner com seis mísseis. Tropas ucranianas precisariam de treinamento para manusear os novos sistemas, o que pode levar pelo menos uma ou duas semanas.

Russos em Sievierodonetsk

A expectativa é que as forças de Kiev usem os mísseis na região do Donbass, no leste do país, onde eles poderiam interceptar artilharia russa e também derrubar posições russas em cidades onde os combates são intensos, como em Sievierodonetsk. A batalha por Sievierodonetsk ficou mais intensa nos últimos dias, causando a morte de vários soldados tanto ucranianos como russos.

As informações são da DW.

Sair da versão mobile