EUA querem reclassificar os Houthis do Iêmen como uma entidade terrorista global

Medida é estudada após ataques do grupo a navios no Mar Vermelho

houthis terrorismo

Apoiadores Houthis, do Iêmen; grupo tem intensificado ataques a embarcações no Mar Vermelho (Getty Images)

O governo do presidente americano Joe Biden deve reclassificar o grupo militante iemenita, Houthis, como uma entidade terrorista global em meio a ataques contínuos no Mar Vermelho, disse uma fonte à CNN nesta terça-feira (16).

Em 2021, a administração Biden removeu os Houthis da lista de Grupo Terrorista Global, após a classificação feita pelo governo de Donald Trump. Os Houthis também deixaram de ocupar a lista de Organização Terrorista Estrangeira.

Na época, o secretário de Estado, Antony Blinken, disse que a decisão de remover as designações do grupo foi impulsionada por preocupações de que poderia colocar em risco a capacidade de prestar assistência crucial ao povo do Iêmen, que vive em uma guerra civil.

Blinken disse que era “um reconhecimento da terrível situação humanitária no Iêmen”.

Ambas as designações desencadeiam um congelamento de ativos, mas apenas uma delas – a Organização Terrorista Estrangeira – impõe restrições de imigração aos integrantes, de acordo com o Departamento de Estado.

A classificação de Grupo Terrorista Global também não impõe sanções àqueles que fornecem “apoio material” ao grupo.

A pressão cresceu sobre a administração para impor as designações enquanto a milícia apoiada pelo Irã realiza ataques a navios no Mar Vermelho.

Na semana passada, os Estados Unidos e o Reino Unido lançaram ataques contra alvos Houthis em áreas controladas pelo grupo no Iêmen.

Com informações da CNN.

Sair da versão mobile