EUA: Maioria dos eleitores quer que Biden desista da disputa

Eleitores questionam saúde mental necessária para ocupar o cargo

JOE BIDEN ELEIÇÕES EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante o primeiro debate presidencial nos estúdios da CNN em Atlanta, Geórgia, em 27 de junho de 2024. (Reprodução CNN)

Numa sondagem realizada pela Morning Consult, publicada no domingo, 60% dos inquiridos, republicanos e democratas, insistiram na demissão do atual Presidente norte-americano da corrida eleitoral para um novo mandato, depois dos seus tropeços e gafes durante o debate presidencial de quinta-feira com o candidato republicano Donald Trump.

No entanto, os eleitores não têm certeza de que haja um candidato democrata alternativo adequado para vencer as eleições presidenciais de novembro e ter um desempenho melhor contra Trump.

Outra pesquisa mais devastadora para Biden foi a Democracy Corps com eleitores de tendência democrata, que usaram palavras como “confuso”, “frágil” e “demência” para descrever o desempenho do presidente no debate.

Os eleitores foram entrevistados antes e depois do debate. Enquanto 65% disseram que votariam em Biden antes do debate, apenas 54% disseram que ele venceu após o fim do debate.

De acordo com a pesquisa Data for Progress, a maioria dos eleitores considera Biden, que terá 82 anos no início de um segundo mandato, velho demais para concorrer novamente. Cinquenta e três por cento expressaram preocupações com a idade e a saúde física e mental de Trump, enquanto 42% disseram estar mais preocupados com a condenação criminal de Trump, outros julgamentos futuros e ameaças à democracia.

72% dos eleitores acreditam que Biden não deve concorrer porque não tem saúde mental

Uma sondagem da CBS divulgada no domingo, realizada nos dois dias seguintes ao debate, parece repetir os resultados das outras sondagens. A pesquisa descobriu que 72% dos eleitores registrados não acreditam que Biden possua a saúde mental ou cognitiva necessária para poder cumprir as obrigações do cargo, contra 65% no início do mês.

Enquanto isso, um detalhamento da pesquisa da Morning Consult mostra que quase metade dos democratas, 47%, quer que Biden desista da disputa, em comparação com 59% dos independentes e 74% dos republicanos. O número entre os democratas sobe para 50% quando limitado àqueles que realmente assistiram ao debate.

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da Hispan TV.

Sair da versão mobile