Depois de 50 anos, garota da foto na Guerra do Vietnã faz último tratamento de pele

Kim Phuc ficou famosa ao aparecer em foto, ainda criança, durante a Guerra do Vietnã

Kim Phuc ficou mundialmente famosa aos 9 anos, após ter o seu desespero e dor exibidos em uma fotografia tirada durante a Guerra do Vietnã. Cinquenta anos depois, a, agora, mulher vive a última página de um trauma que deixou marcas em seu corpo.

Phuc foi submetida esta semana, em Miami, nos Estados Unidos, à última das 12 sessões de tratamento de pele para tratar das queimaduras resultantes daquele dia 8 de junho de 1972.

Na ocasião, a garota foi surpreendida por um explosivo napalm atirado pelas tropas norte-americanas na vila onde vivia com a família.

A foto tirada por Nick Ut, que lhe garantiu um Prêmio Pulitzer, mostra Phuc correndo nua pela rua, desesperada, cercada de soldados e de outras crianças chorando.

“Ouvi o barulho, bup-bup bup-bup, e de repente havia fogo em todos os lugares ao meu redor e vi o fogo por todo o meu braço”, disse a mulher na última terça-feira (28), segundo a rede de televisão norte-americana NBC 6 South Florida.

Phan Thi Kim Phuc está deitada na cama enquanto passa por tratamentos a laser nas cicatrizes deixadas por queimaduras de napalm. (Foto: Nick Ut/Getty Images)

Mensagem de Phuc

Hoje, Phuc vive em Toronto, bem distante do Vietnã. Mas ela espera que a imagem e a dor que sofreu há 50 anos ajudem a ensinar o mundo a “viver com amor, esperança e perdão”.

“Se todos puderem aprender a viver assim, não precisamos de guerra nenhuma”, declarou.

As informações são da BBC.

Sair da versão mobile