Cidade holandesa será primeira do mundo a banir anúncios de carne em locais públicos

Cerca de 95% da população holandesa consome carne

Anúncios de carne serão proibidos nos espaços públicos da cidade Haarlem, na Holanda, a partir de 2024, após uma proposta do partido político verde GroenLinks ser oficializada por legisladores da região recentemente.

“A carne é muito prejudicial ao meio ambiente. Não podemos dizer às pessoas que há uma crise climática e incentivá-las a comprar produtos que fazem parte dela”, afirmou a vereadora do partido, Ziggy Klazes, ao jornal Trouw.

Além do GroenLinks, o partido Christian Democratic Challenge também apoiou a proposta, que foi redigida por Klazes.

Em contrapartida, a indústria da carne se opôs veementemente à medida. Um porta-voz da Organização Central do Setor de Carnes disse que as “as autoridades estão indo longe demais ao dizer às pessoas o que é melhor para elas”.

O partido de direita BVNL chamou a decisão de “violação inaceitável da liberdade empresárial” e ressaltou que o banimento “seria fatal para os suinocultores”. O vereador Joey Rademaker afirmou que “proibir propaganda por motivos de origem política é quase ditatorial”.

O governo de Haarlem ainda não decidiu se a carne produzida de forma sustentável também terá sua publicidade proibida.

Segundo a instituição governamental Statistics Netherlands, cerca de 95% da população holandesa consome carne, ainda que mais da metade não o faça diariamente.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile