VÍDEO: Ataque a tiros mata 40 em casa de shows em Moscou

Homens armados invadiram local e deixaram mais de cem feridos, segundo a imprensa estatal russa

Ataque a tiros mata 40 em casa de shows em Moscou

Incêndio no shopping Crocus City Mall, em Krasnogorsk, subúrbio de Moscou (Sergei Vedyashkin/AFP)

Um grupo de homens armados invadiu um dos principais espaços de shows em Moscou, na Rússia, e abriu fogo contra os frequentadores, na noite desta sexta, 22. Ao menos 40 pessoas foram assassinadas e mais de 100 ficaram feridas, segundo a imprensa estatal russa.

O grupo terrorista Estado Islâmico reivindica a autoria do ataque.

 

O espaço, chamado Crocus City Hall, que tem capacidade para 7.000 espectadores, pegou fogo em meio ao ataque. Segundo um repórter da agência Ria Novosti, pessoas em uniformes táticos invadiram a casa de shows e abriram fogo antes de lançar uma granada ou uma bomba incendiária, provocando um incêndio.

“As pessoas que estavam na sala se jogaram no chão para se proteger dos disparos por 15 ou 20 minutos e muitos conseguiram sair rastejando”, disse o repórter. O ataque ocorreu durante um show da banda de rock russa Piknik, cujos integrantes foram retirados do local a salvo. Autoridades confirmaram ao menos 40 mortos no ataque.

Os serviços de resgate, citados pela agência Interfax, relataram que um grupo de duas a cinco pessoas não identificadas, com uniformes de combate e armas automáticas, abriram fogo contra os agentes de segurança na entrada da casa de shows. Em seguida, dispararam contra o público.

Segundo o Ministério de Situações de Emergência, os bombeiros conseguiram evacuar cem pessoas que estavam no porão do local. Também há operações em curso para salvar pessoas que estão no telhado do prédio.

A agência de notícias TASS indicou que cerca de um terço do prédio pegou fogo. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram grandes colunas de fumaça preta saindo do edifício.

O complexo Crocus City Hall é um dos principais espaços de lazer de Moscou. Inclui um shopping center, outra casa de shows, para 1.500 pessoas, hoteis, restaurantes e um supermercado. O local recebeu o concurso Miss Universo, em 2013, e é um dos principais espaços de espetáculos de Moscou. O espaço pertence à família Agalarov, que tem proximidade com o presidente Vladimir Putin.

Com informações da EXAME.

Sair da versão mobile