Venezuela confirma 164 mortos após série de terremotos e mais de 970 feridos

Governo atualiza balanço da tragédia e informa que região de La Guaira segue sem dados consolidados enquanto seguem as operações de resgate.

Venezuela atualiza balanço dos terremotos e confirma 164 mortos e 971 feridos. Réplicas continuam sendo registradas e equipes seguem atuando em áreas afetadas.

Imagem: Reprodução/ Gettyimages.ru / Edilzon Gamez / Via RT

As autoridades da Venezuela atualizaram nesta quinta-feira (25) o balanço das consequências dos fortes terremotos que atingiram o país, elevando o número de mortos para 164 e o de feridos para mais de 971. A informação foi divulgada pela presidente encarregada, Delcy Rodríguez.

Segundo o governo, os dados ainda são considerados parciais, já que as equipes de resgate continuam atuando em diversas regiões.

O estado de La Guaira, um dos mais atingidos, ainda não teve todas as informações consolidadas e foi declarado zona de desastre após o colapso de dezenas de edificações.

Rodríguez também informou que, desde os dois principais abalos registrados na quarta-feira (24), foram contabilizadas cerca de 30 réplicas em diferentes pontos do território venezuelano, mantendo o alerta das autoridades.

Os terremotos ocorreram pouco depois das 18h no horário local. O primeiro tremor, de magnitude 7,2, teve epicentro próximo a Montalbán, no estado de Carabobo.

Em seguida, um segundo abalo, ainda mais forte, de magnitude 7,5, atingiu a região próxima à cidade de Yumare, no estado de Yaracuy.

Os eventos provocaram o desabamento de prédios, danos à infraestrutura e a evacuação de milhares de moradores. Imagens da destruição seguem sendo compartilhadas nas redes sociais.

Diante da gravidade da situação, o governo decretou estado de emergência para ampliar as ações de busca, salvamento e assistência às vítimas.

Na manhã desta quinta-feira (25), a Fundação Venezuelana de Pesquisa Sismológica (FUNVISIS) registrou uma nova réplica de magnitude 3,0, a cerca de 46 quilômetros ao norte de La Victoria, no estado de Aragua.

O tremor, embora de menor intensidade, reforçou a preocupação com a continuidade da atividade sísmica na região.

*Da Agência  Fonte Exclusiva

Sair da versão mobile