Terremoto de magnitude 6 deixa mais de 800 mortos no leste do Afeganistão

Tremor e réplicas atingiram províncias de Kunar e Nangarhar; resgates são dificultados por estradas bloqueadas e infraestrutura precária.

Terremoto de 6 graus no Afeganistão causa mais de 800 mortes e 2.800 feridos. Equipes de resgate enfrentam dificuldades para alcançar regiões remotas. Saiba detalhes.

Voos militares transportaram muitos feridos das províncias de Kunar e Nangarhar (Reprodução Reuters)

Um forte terremoto de magnitude 6 atingiu o leste do Afeganistão na noite de domingo (31/08), causando mais de 800 mortes e deixando pelo menos 2.800 feridos, segundo autoridades locais. O epicentro foi localizado a 42 km de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, a uma profundidade de 8 km — condição que amplifica o poder de destruição. O tremor foi seguido por ao menos duas réplicas de magnitude 5.2.

As províncias mais afetadas foram Kunar e Nangarhar, na fronteira com o Paquistão. Equipes de resgate militares e voluntários trabalham desde a madrugada para localizar sobreviventes entre os escombros, mas operações são dificultadas por deslizamentos que bloquearam estradas e pela precariedade da infraestrutura local. Helicópteros foram mobilizados para transportar feridos a hospitais.

Kunar, região remota com população majoritariamente rural que vive em casas de barro e palha, foi a mais devastada. O Talibã — que governa o país — reconheceu a gravidade da situação e afirmou que “todos os recursos disponíveis” estão sendo usados nos resgates. O Ministério da Defesa relatou que 40 voos transportaram 420 vítimas (feridos e mortos) até o momento.

O Afeganistão está situado sobre o encontro das placas tectônicas da Índia e da Eurásia, na instável cordilheira Hindu Kush, e tem histórico de terremotos catastróficos. Em outubro de 2023, um sismo causou mais de 1.500 mortes, segundo a ONU. A combinação de conflitos históricos, infraestrutura frágil e dificuldades de acesso a áreas remotas amplia o impacto desses desastres no país.

A Missão da ONU no Afeganistão e o Crescente Vermelho já mobilizaram equipes para prestar assistência emergencial. Autoridades temem que o número de vítimas aumente à medida que as equipes consigam acessar vilarejos isolados.

Da Agência Fonte Exclusiva.

Sair da versão mobile