O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Internacional
novas drogas na europa

Foto: KENZO TRIBOUILLARD/AFP

Novas drogas inundam e ameaçam Europa, alerta agência

Em 2023, autoridades da UE apreenderam carregamentos massivos de substâncias sintéticas desconhecidas, além de novos e potentes opioides mais perigosos que o fentanil.

Redação Por Redação
06/06/2025 - 10:21
em Internacional
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Carregamentos massivos de drogas sintéticas até então desconhecidas e novos e potentes opioides ameaçam a Europa em meio a um cenário de expansão persistente do tráfico de cocaína e maconha, aponta relatório da Agência da União Europeia sobre Drogas (EUDA) publicado nesta quinta-feira (05/06).

Em 2023, autoridades do bloco apreenderam 37 toneladas de catinonas sintéticas, importadas principalmente da Índia – 10 toneladas a mais que no ano anterior. No mesmo período, foram desmantelados 53 centros de produção da droga na UE, localizados principalmente na Polônia. Em 2024, foram identificados sete novos tipos da substância, o que indica que ela está se popularizando.

Também conhecidas como “sais de banho”, as catinonas sintéticas são estimulantes quimicamente parecidos com o ingrediente ativo do khat, uma planta amplamente consumida na África Oriental e na Península Arábica.

A EUDA também alerta para novos opioides sintéticos, especialmente nitazenos, que oferecem um risco de intoxicação particularmente alto. Essa droga, da qual há vários tipos, é significativamente mais potente que a heroína e pode até superar o fentanil, tendo sido associada no passado a mortes por overdose nos Estados Unidos e no Reino Unido. A substância circula principalmente na Estônia, Letônia e Lituânia.

Leia Também

Governo Milei anuncia plano para desligar até 21 mil servidores na Argentina

FBI avalia contratar UFC para treinar agentes federais em técnicas de combate

Desde 2009, 88 novos opiáceos sintéticos com efeitos similares aos da heroína surgiram no mercado. Essas substâncias estão cada vez mais acessíveis na forma de medicamentos falsos.

Cannabis vendida na UE também está mais potente

A cannabis (ou maconha), droga ilícita mais consumida na UE, também está chegando aos usuários em versões cada vez mais potentes, tornando mais difícil avaliar riscos à saúde. O teor de THC, principal psicoativo da planta, dobrou na última década, aponta a EUDA.

Em 2024, autoridades detectaram 18 novas variedades de canabinoides semissintéticos, como o hexahidrocanabinol (HHC). Essas substâncias podem ser vendidas legalmente em muitos países porque não são explicitamente proibidas, sem que os destinatários finais necessariamente saibam o que estão consumindo.

A EUDA estima que 24 milhões de europeus com idade entre 15 e 64 anos consumiram maconha em 2024.

O consumo de cocaína também aumentou, como sugerem as 419 toneladas apreendidas em 2023, número recorde. A substância é a segunda mais consumida na UE, com 4,6 milhões de usuários adultos, e a segunda com mais registros de busca de tratamento contra dependência química. Segundo o relatório da EUDA, 72% da droga apreendida foi encontrada em grandes portos da Bélgica, Espanha e Holanda.

O relatório – que compilou dados dos 27 países-membros da UE, mais Noruega e Turquia – destaca a necessidade de melhorar os sistemas de monitoramento e alerta de drogas, bem como a colaboração entre diferentes agentes públicos, para combater crimes relacionados ao tráfico e mitigar riscos à saúde pública.

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da DW Brasil.

Tags: #Drogas#Europa
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Saiba quem é o CEO mais bem pago do mundo, que comanda fabricante de armas de choque

Próxima notícia

Macaé inicia vacinação contra dengue na próxima segunda

Redação

Redação

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital