O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Internacional
EUA ampliam bloqueio a Cuba cancelando vistos de profissionais ligados à cooperação médica, afetando brasileiros, africanos e caribenhos; países do Caribe reagem e defendem parceria com médicos cubanos.

Em outubro de 2013, médicos cubanos desembarcavam em Brasília contratados pelo Programa Mais Médicos - José Cruz/Agência Brasil

EUA intensificam bloqueio a Cuba e miram cooperação médica internacional

Cancelamento de vistos atinge brasileiros, africanos e caribenhos ligados a programas com médicos cubanos

Redação Por Redação
14/08/2025 - 19:14
em Internacional
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Os Estados Unidos ampliaram a pressão contra Cuba ao cancelar vistos de profissionais e familiares envolvidos em programas de cooperação médica com o país caribenho. A medida afetou médicos e funcionários de governos do Brasil, Caribe e África, incluindo integrantes do programa Mais Médicos.

A ação foi vista por analistas como uma tentativa de aumentar o isolamento de Cuba e, ao mesmo tempo, influenciar mudanças políticas em países parceiros, como o Brasil. O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, defendeu a legitimidade da cooperação médica, destacando que a prática gera receita para a ilha e, em muitos casos, é oferecida de forma gratuita.

Países do Caribe, como Barbados, Trinidad e Tobago e São Vicente e Granadinas, criticaram duramente a decisão de Washington e afirmaram que não abrirão mão dos serviços médicos cubanos, essenciais para a saúde pública local.

O bloqueio econômico imposto pelos EUA a Cuba já dura mais de 60 anos e é condenado pela maioria dos países por violar o direito internacional. Atualmente, a ilha mantém 24 mil médicos atuando em 56 países, e a exportação desses serviços representou quase metade das exportações cubanas em 2019.

Leia Também

Governo Milei anuncia plano para desligar até 21 mil servidores na Argentina

FBI avalia contratar UFC para treinar agentes federais em técnicas de combate

Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #BloqueioEconomico#Caribe#CooperacaoMedica#Cuba#Diplomacia#EUA#Geopolítica#MaisMedicos#MedicosCubanos#SaúdePública
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Produção nacional de canetas emagrecedoras avança com acordo Fiocruz-EMS

Próxima notícia

Silas Malafaia é investigado pela Polícia Federal em inquérito que envolve Bolsonaro

Redação

Redação

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital