Ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol

Ministros Silvio Almeida, Anielle Franco e André Fufuca estivam presentes na partida para divulgar a campanha “Com racismo não tem jogo”

Foto/Divulgação

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a gravidade de episódios de racismo cometidos no ambiente esportivo, os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania), Anielle Franco (Igualdade Racial) e André Fufuca (Esporte) realizaram uma grande ação neste domingo (24), durante o jogo da final da Copa do Brasil, em São Paulo.

Os ministros estiveram no campo do Estádio do Morumbi antes da partida decisiva entre São Paulo e Flamengo, que começou às 16h. Durante a ação, ocorreu  uma exibição de um balão inflável do Disque 100 – Disque Direitos Humanos, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), sensibilizando as pessoas para a importância de denunciarem violações de direitos, dentre elas o racismo durante as partidas de futebol.

A ação, chamada “Com racismo não tem jogo”, envolveu a entrega de camisetas aos jogadores e exibição de letreiros no telão do estádio estimulando as denúncias contra o crime de racismo. Acompanhados de autoridades da Confederação Brasileira de Futebol, os ministros estiveram no centro do gramado durante a iniciativa.

O Governo Federal está empenhado em promover ações para coibir e reprimir atos de intolerância, discriminação e preconceito racial em arenas esportivas tanto no Brasil quanto no exterior. Em maio deste ano, após mais um condenável episódio de crime de racismo na Espanha, autoridades nacionais e internacionais se pronunciaram.

A ministra Anielle Franco reforçou em suas redes sociais a importância de combater o racismo e anunciou uma nova ação do Governo Federal, firmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelas pastas Direitos Humanos e Cidadania, Igualdade Racial e Esporte. 

“Com racismo não tem jogo! Assino hoje no Morumbi, em São Paulo, um protocolo de intenções inédito para a realização de uma agenda de promoção da igualdade racial e do combate ao racismo em todos os esportes. Assino junto ao MESP [Ministério do Esporte] e a CBF”, postou a ministra. 

O Itamaraty, o MDHC e o Ministério da Igualdade Racial, em conjunto com outras pastas, divulgaram uma nota convocando as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem providências para punir os autores dos atos e evitar repetições. Uma série de medidas adotadas pelo Estado brasileiro foram elencadas e enviadas à Presidência da República no sentido de enfrentar o racismo.

Sair da versão mobile