Veja quanto as escolas de samba recebem de premiação no RJ

Viradouro receberá 18,9% do montante, considerando a parte fixa e as cotas, enquanto a vice-campeã terá 16,2%

Viradouro - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

As seis primeiras colocadas no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro não apenas garantem o retorno das escolas de samba à Marquês de Sapucaí no próximo sábado, 17, como também asseguram uma premiação em dinheiro para cada uma. Os valores exatos só serão definidos após a confirmação da arrecadação do Desfile das Campeãs, porém a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) já divulgou a porcentagem que as agremiações receberão.

A liga retira 10% da receita de venda de ingressos de arquibancadas, cadeiras de pista e frisas (destinada às escolas) como taxa de administração. Posteriormente, 60% do valor restante é distribuído igualmente entre as seis agremiações.

Os outros 40% seguem a colocação de cada escola, denominado prêmio, sendo divididos em 40 cotas iguais. A escola campeã do carnaval 2024 receberá uma quantidade maior dessas cotas, e o número diminuirá de acordo com a classificação.

Veja a distribuição

Campeã (Unidos do Viradouro): 11 cotas
Vice-campeã (Imperatriz Leopoldinense) : 8 cotas
3º lugar (Grande Rio) : 7 cotas
4º lugar(Salgueiro) : 6 cotas
5º lugar (Portela): 5 cotas
6º lugar (Vila Isabel): 3 cotas

Assim, a vencedora, Unidos do Viradouro, receberá 18,9% do montante, considerando a parte fixa e as cotas, enquanto a vice-campeã, Imperatriz Leopoldinense, obterá 16,2%. A sexta colocada, Vila Isabel, receberá apenas 11,7% das receitas no total.

Em 2023, o número de cotas permaneceu o mesmo, porém a taxa de administração da Liesa foi menor, fixada em 5%.

No mesmo ano, a Imperatriz Leopoldinense conquistou o título de grande campeã, seguida por Viradouro, Vila Isabel, Beija-Flor, Mangueira e Grande-Rio.

Com informações do Terra.

Sair da versão mobile