Live do Museu Virtual de Campos vai discutir ‘Escravidão e Violência’ na região

O projeto “Museu Virtual” do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vai transmitir uma live nesta quinta-feira (13), às 18h, com a temática “Escravidão e Violência em Campos dos Goytacazes”.

A transmissão faz parte de uma ação realizada no mês de maio que discute o acervo relacionado à escravização dos negros na região, por meio dos instrumentos de suplício, conhecidos como instrumentos usados para torturar os escravos.

A programação vai contar com exibição de vídeos apresentando este acervo, além de um bate-papo com a museóloga convidada Bárbara Aguiar, que vai abordar as controvérsias de se expor objetos de tortura em museus. Também vão participar da live a historiadora Graziela Escocard e o pedagogo do Museu Histórico de Campos, Rossini Reis.

Uma outra live foi apresentada nesta quarta-feira para discutir o tema e está disponível no canal do YouTube.

Essa ação visa revelar e questionar o acervo permanente do Museu, sobre o período escravista (exploração da mão de obra de negros) e os instrumentos de controle utilizados pelos senhores sob seus escravizados, como forma de disseminar conhecimento e conscientização acerca de um dos períodos mais importante de toda a história brasileira, através do Canal do YouTube da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

As informações são do G1.

Sair da versão mobile