Instituto lança site em homenagem ao centenário de Clarice Lispector

Clarice Lispector site

Portal bilíngue criado pelo Instituto Moreira Salles vai ao ar no dia 10 de dezembro e trará parte do acervo da escritora — como fotografias, vídeos, cartas, áudios e textos críticos (foto: divulgação)

Em comemoração ao centenário de Clarice Lispector, celebrado no último dia 10 de dezembro, o Instituto Moreira Salles (IMS) criou um site bilíngue dedicado à escritora. O portal, que entrou no ar na mesma data em que Lispector nasceu, reúne fotos, manuscritos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos provenientes do acervo de Clarice, sob a guarda do IMS desde 2004.

O lançamento marca a chamada “Hora de Clarice”, projeto idealizado pelo pelo instituto em 2011, para celebrar o aniversário da escritora. O acesso será pelo link www.claricelispector.ims.com.br.

Entre os destaques está, por exemplo, uma aula em vídeo de Yudith Rosenbaum, professora da Universidade de São Paulo (USP), na qual ela analisa em detalhes o conto “Felicidade Clandestina”, publicado por Lispector no volume homônimo de 1971. Além disso, será possível ver um vídeo do filho de Clarice, Paulo Gurgel Valente, comentando a relação com a mãe; o áudio de uma entrevista que a autora concedeu ao Museu da Imagem e do Som em 1976, na qual ela comenta sua formação como advogada; um vídeo de Maria Bethânia interpretando um fragmento do livro Água Viva e o retrato da autora realizado pelo célebre pintor Giorgio de Chirico, em 1945.

“O site é dividido em dois grandes modos de navegação: um ambiente de livre fruição, que apresenta a vida e obra de Clarice em forma narrativa, e outro voltado para estudo e pesquisa”, afirma Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS, em comunicado à imprensa. “É um portal ambicioso, à altura dela, que alia perfeitamente a beleza sensível e a tecnologia, a navegação lúdica e o banco de dados mais robusto, portanto, reúne num só lugar a responsabilidade da pesquisa e o prazer descompromissado”.

Entre os itens de acervo, digitalizados e transcritos, estão cadernos da escritora, pouco conhecidos ou inéditos, que acabam de chegar à coleção do IMS, e dezenas de cartas enviadas por Clarice ao longo de sua vida para suas irmãs ou para personalidades como os escritores Erico Verissimo e Mário de Andrade, além do ex-presidente Getúlio Vargas.

O IMS Paulista abrirá, ainda, uma exposição em homenagem a Clarice Lispector em julho de 2021. A mostra estava prevista para este ano, mas, devido à pandemia, foi postergada. Intitulado Constelação Clarice, o evento não será estritamente biográfico, mas composto por pinturas, esculturas, desenhos e vídeos de artistas mulheres que produziram contemporaneamente a Clarice.

As informações são da Galileu.

Sair da versão mobile