Documentário com imagens aéreas inéditas revela segredos escondidos de Petrópolis

Petrópolis aérea

Imagem aérea do documentário de Rogério de Paula '14 Bis voando pela história', que traz imagens inéditas da cidade de Petrópolis, na Região Serrana — Foto: Imagens 14 Bis Voando pela História - Petrópolis

Quem nunca ouviu falar de Petrópolis, a Cidade Imperial, um tesouro em meio às montanhas da Região Serrana do Rio? Ela se destaca pelas suas belezas naturais, palacetes e pelo seu charme. Mas uma outra Petrópolis pode ser desvendada pelo público por meio do documentário “14 Bis Voando pela História”, do cinegrafista Rogério de Paula, lançado neste sábado na Inter TV e com versão completa disponibilizada no Globoplay. (Assista acima)

A produção conta com centenas de imagens aéreas, inéditas, que revelam aos olhos novos contornos, ângulos e cantinhos jamais observados. Um show de novidade, exuberância e contrastes capazes de hipnotizar até mesmo os moradores mais antigos da cidade.

Em uma das cenas, o anjo do Trono de Fátima parece voar pelo céu de Petrópolis. Rogério de Paula esperou o momento do pôr do sol para proporcionar essa viajem aos espectadores.

Rogério de Paula explicou porque decidiu pegar seu drone e encarar longas horas de filmagens diárias, numa captação atenta, minuciosa, que durou dois meses.

“Eu vi que a cidade estava perdendo a sua história, caindo no esquecimento. Aí eu resolvi contá-la de uma forma diferente, vista de cima. Até me surpreendeu de tanta história que essa cidade tem, por ser o berço da história do país. E também pra fomentar o turismo na cidade. O turista vem à cidade e só fica um dia, visita o Centro Histórico. Então, eu resolvi mostrar que você pode ficar mais dias para conhecer muito mais coisas”, disse o cinegrafista.

Rogério de Paula agradeceu ao editor Pablo Pais, à Ariane Marques, do G1, que narrou o documentário, e a jornalista Maria Valente, que fez o texto resgatando a memória da cidade, uma Petrópolis que cresceu e, hoje, com a maior população da Região Serrana do Rio, depende da consciência política e cidadã para continuar sendo um território mágico e preservado.

“Quando eu vi o resultado da edição, me surpreendi de tanta beleza. É bem bonita a cidade. E vista de cima, é mais bonita ainda!”, conta Rogério.

Enquanto a câmera capta importantes monumentos, a história vai sendo contada desde a chegada da família imperial, à implantação da ferrovia, passando pela colonização dos bairros, instalação das grandes fábricas de tecido, além de curiosidades e negócios que foram enraizados pela cidade, aquecendo a economia e se tornando referência.

O documentário mostra ainda que a história é rica também longe dos palacetes do Centro Histórico, um estímulo ao turismo em áreas mais afastadas, não menos imponentes. Muitas delas preservam a passagem de grandes ícones históricos, como o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico literário “O Pequeno Príncipe”.

A expedição do “14 Bis Voando pela História” desbrava ainda as belezas naturais da Serra e seus recantos de paz e sossego em meio à Mata Atlântica, que também reserva grandes aventuras aos apreciadores de trilhas e montanhismo.

As informações são do G1.

Sair da versão mobile