Coleção Vaga-Lume ganha nova obra após 13 anos sem lançamentos

Ponha se no seu lugar livro

"Ponha-se no seu lugar!": coleção Vaga-Lume ganha nova obra após 13 anos (Foto: Divulgação)

Treze anos após o lançamento de seu último título, uma nova obra chega ao catálogo da coleção Vaga-Lume: Ponha-se no seu lugar!, escrito pela pesquisadora e professora universitária Ana Pacheco.

O livro é uma releitura do clássico conto russo O Nariz, de Nikolai Gogol, que conta a história de um funcionário público de São Petersburgo que perde o nariz e descobre que o orgão tem vida própria. Na versão infantojuvenil, quem leva o mesmo susto é Lucas, um menino privilegiado que estuda em uma escola de elite e não está acostumado a perder nada. De repente, ele vê seu nariz independente fazendo sucesso entre os colegas do colégio. Até mesmo Florinha, menina por quem Lucas é apaixonado, acaba se interessando por ele. O adolescente começa, então, uma aventura para reconquistar o órgão e recolocá-lo em seu lugar.

“A ideia de escrever a partir de O Nariz tem a ver com a minha paixão por Gogol, que consegue ser divertido e crítico, uma boa fórmula para os tempos atuais— tão fechados, tão pouco divertidos e tão pouco críticos”, explicou Ana Pacheco durante a live de lançamento do livro realizada nesta quarta-feira (28). O evento virtual contou com a participação de Jiro Takahashi, idealizador da Coleção Vaga-Lume, e Luiz Puntel, autor de obras da coleção, como Meninos sem Pátria e Tráfico de Anjos; com mediação da editora Laura Vecchioli.

Com criatividade e bom-humor, a obra usa o nonsense para discutir temas presentes no dia a dia de jovens estudantes, como o acesso à educação privada por meio de bolsas e a convivência com pessoas de diferentes grupos sociais. Ponha-se no seu lugar! também trata sobre os desafios de lidar com a falta de algo — e a busca por preencher esse vazio.

O livro é primeiro lançamento infantojuvenil de Pacheco, que atualmente é professora doutora de teoria literária e literatura comparada na Universidade de São Paulo (USP). “Nada foi tão divertido quanto escrever para um público mais jovem. A gente se solta mais”, disse a pesquisadora, que estuda principalmente a relação entre literatura e sociedade, formas e gêneros artísticos, literatura e cinema brasileiro dos séculos 20 e 21, narrativa, formação e modernização brasileira, realismo e mito.

A coleção Vaga-Lume é organizada pela Editora Ática, e o livro Ponha-se no seu lugar! está à venda nas principais livrarias, sob o preço de R$ 49,90.

Sair da versão mobile