Chris Rock diz que não sabia sobre doença da esposa de Will Smith

Piada que Chris Rock fez, no palco do Oscar, tratava justamente sobre a falta de cabelo de Jada

Will Smith deu um tapa em Chris Rock no Oscar 2022 (Reprodução)

Will Smith e Chris Rock ainda não se falaram após o tapa que o ator acertou no rosto do comediante durante a cerimônia do Oscar 2022, no último domingo (27). Uma fonte próxima aos artistas esclareceu, para o site TMZ, que a afirmação feita, na última terça (28), pelo rapper Diddy — de que ambos já teriam se reconciliado — foi mal interpretada. Amigo dos dois, Diddy encontrou com eles separadamente e informou, para a imprensa, que os artistas são irmãos e “é tudo amor”.

Mas Chris e Will não acertaram nada: não trocaram palavra, não se desculparam, não selaram a paz. A atitude inesperada de Will Smith, que reagiu com violência a uma piada de mau gosto sobre sua mulher Jada Smith, surpreendeu Chris Rock, que foi direto para seu camarim após o tapa. Desde então, não houve qualquer comunicação entre eles.

Um amigo próximo de Chris Rock alega que, antes mesmo do incidente com Will Smith, ele “não tinha a intenção de ficar” no evento após sua participação como apresentador.

Depois de ser alvo do ato de agressão, o comediante, de fato, foi para o camarim e deixou o teatro. Para pessoas próximas, Chris Rock diz que não tinha conhecimento sobre a doença autoimune de Jada Smith.

Relembre piada

A piada que Chris Rock fez, no palco do Oscar, tratava justamente sobre a falta de cabelo de Jada. Enquanto fazia seu papel de apresentador no evento, o comediante comparou a mulher de Will Smith à personagem G.I. Jane, do filme “Até o limite da honra” (1997). Ambas são carecas. Jada, que acompanhava o marido na primeira fileira do Oscar, sofre de alopecia, que provoca calvície. G.I.Jane, a figura interpretada por Demi Moore na ficção, tem os fios raspados porque integra a Marinha.

A piada não caiu bem, e deu no que deu. Em seguida, temas abrangentes — como machismo, racismo, violência gratuita, limites do humor — esquentaram a web. Intelectuais engrossaram o burburinho.

Consequências do ato

Após a agressão de Will Smith a Chris Rock em plena premiação da 94ª edições do Oscar, muita gente se perguntou qual é o próximo capítulo da trama. O tapa de Smith no rosto de Rock pode ter como punição o cancelamento de seu prêmio de melhor ator por “King Richard: criando campeãs”? Esta foi uma das perguntas que se seguiram ao episódio.

Na internet, pipocaram especulações sobre uma possível perda da estatueta, a primeira da carreira de Will Smith. Uma fonte de Hollywood disse ao jornal “New York Post” que a Academia pode, sim, pedir a devolução do prêmio. “Foi basicamente uma agressão. Todos no teatro ficaram chocados, foi muito desconfortável. Penso que o Will não aceitaria devolver seu Oscar, mas ninguém sabe o que vai acontecer agora”.

A instituição responsável pelo prêmio se posicionou via comunicado oficial: “A Academia não tolera violência de qualquer forma”, mas não esclareceu se o prêmio de Smith estava em risco.

De qualquer forma, o tapa ainda deve render consequências em Hollywood. Membros da direção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, incluindo o presidente David Rubin e o CEO Dawn Hudson, se reuniram num telefonema de emergência na manhã de segunda-feira (27) para tratar do caso. Além de condenar a atitude do ator, a entidade deve tomar medidas mais duras no futuro, especialmente após a próxima reunião do conselho.

O mais provável é que Smith receba alguma sanção. Membros estão exigindo que a Academia se posicione de forma mais contundente e é possível que o ator tenha sua carteira de integrante suspensa. Mas é muito improvável que sua premiação seja cancelada e que ele tenha que devolver a estatueta. A informação é da revista The Hollywood Reporter.

Sair da versão mobile