Aos 61 anos, Luciana Braga fala sobre etarismo e explica afastamento das novelas

Aos 61 anos, Luciana Braga fala sobre etarismo e explica afastamento das novelas

Luciana Braga em 'Renascer' e nos dias de hoje — Foto: TV Globo - Divulgação

Luciana Braga interpretou a rebelde Sandra na primeira versão de “Renascer”, cujo remake estreará na Globo nesta segunda (22). A personagem era filha do vilão Teodoro (Herson Capri) e de Dona Patroa (Eliane Giardini). Ela viu sua vida mudar ao se apaixonar por João Pedro (Marcos Palmeira).

— A Sandra era uma garota inicialmente agressiva que se transformou através do amor. Ela se tornou admirada pelo público. Minha memória desse trabalho é extremamente positiva — diz ela sobre a personagem, que não estava prevista em sinopse e só apareceu depois na novela: — Peguei o bonde andando, mas consegui me adaptar muito rapidamente. A receptividade do restante do elenco foi fundamental. Não sei quem vai fazer a personagem na nova versão, mas espero que seja tão feliz quanto eu fui.

A novela mais recente feita pela atriz foi “Éramos seis” (2019). Em seguida, ela participou da série “De volta aos 15” (2022), da Netflix. Atualmente, se dedica ao teatro, com o musical “Judy: o arco-íris é aqui”, em que narra a trajetória da atriz Judy Garland e traça um paralelo com sua própria carreira:

— Falo sobre as novelas em que atuei e como a vida de Judy se desenrolou, enquanto faço 12 números musicais. O espetáculo tem sido muito bem-sucedido. Quero levá-lo para todo o país. Após uma pausa em janeiro e fevereiro, retomaremos as apresentações em março.

Recentemente, a atriz viralizou nas redes ao postar um vídeo mostrando sua rotina de exercícios físicos aos 61 anos. Na legenda da postagem, escreveu: “Sem botox, sem plástica”. Ela aponta que o etarismo foi um dos motivos para ter feito menos televisão nos últimos tempos. Segundo ela, as oportunidades para atrizes mais maduras diminuem ao longo dos anos. Luciana ressalta que, além disso, ficou mais focada em fazer teatro:

— É natural que, com o avançar da idade, a gente reduza um pouco o ritmo. Tenho encontrado prazer em realizar uma tarefa de cada vez. Houve um período em que minha vida era extremamente agitada. Eu me dividia entre o teatro em São Paulo e as novelas no Rio de Janeiro. Acordava na ponte aérea, às vezes sem saber para onde estava indo. Agora, estou em uma fase que me permite desfrutar mais da vida, com menos ansiedade e atividades acumuladas. Claro, sinto saudades das novelas e quero fazer.

Ao mesmo tempo que diminuiu o ritmo profissional, Luciana diz que se aposentar é algo que não passa pela cabeça:

— Estou me redescobrindo e embarquei em uma nova aventura no mundo do teatro musical agora aos 60 anos, o que tem sido uma fonte de grande alegria para mim. Decidi que não quero parar de aprender e crescer. Recentemente, completei meu bacharelado em Artes Cênicas. Eu tinha começado anos atrás, mas não consegui concluir por conta do ritmo de trabalho. Agora que voltei aos estudos, não quero parar. Estou com a ideia de fazer um mestrado.

Luciana é mãe de duas filhas já adultas, Laura e Isabel, fruto do casamento com o iluminador Maneco Quinderé. Isabel, a caçula, acaba de se formar em Artes Cênicas.

— Ela já está metendo os pezinhos no palco. É uma atriz incrível. Ao contrário de mim, também está indo para outras áreas como a assistência de direção. Tem muito talento.

Separada há cerca de sete anos, ela diz que está solteira e que se sente feliz com a liberdade:

— Fui casada por 23 anos. Foi um relacionamento maravilhoso, superfeliz. Mas acabou. Tudo bem. Sou feliz com a minha vida hoje solteira.

Com informações do Blog Play, do Jornal O GLOBO.

Sair da versão mobile