Aluna e escolas de Macaé premiadas pela Arteris Fluminense

A aluna Samira Vitória Ribeiro de Assis Matheus, de 13 anos, do 7º ano do CIEP Leonel de Moura Brizola, em Macaé, foi a vencedora do Concurso de Cartões de Natal promovido pela Arteris Fluminense (concessionária que administra a BR-101). A empresa deu um notebook para a aluna e uma caixa de som JBL para a unidade escolar.

Outra premiação foi concedida para a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Angelica das Dores, que recebeu uma Menção Honrosa por sua atuação em iniciativas de promoção a um trânsito mais seguro.

Os alunos concorreram em categorias com dois temas: “Juntos Salvamos Vidas”, sobre segurança no trânsito; e “Diversidade”, pelo programa Viva Meio Ambiente. O programa da empresa investe na conscientização como forma de promover a paz no trânsito e reconhece iniciativas de instituições parceiras.

“Acreditamos que por meio da educação formamos cidadãos e, com isso, disseminamos o conhecimento, que é uma das formas de conscientizar a população para um trânsito mais seguro”, destaca a coordenadora do programa Viva Meio Ambiente, Maria José Finardi.

A Secretária de Educação de Macaé, Leandra Lopes, destacou a importância das parcerias entre as unidades escolares da rede pública municipal de ensino e a iniciativa privada. “Através desse exemplo queremos incentivar outras escolas a aderirem aos programas e projetos oferecidos pela UFRJ, NUPEM, BRK, Ekológica, Macaense Ambiental, entre outras”, disse. A ação da Autopista nas escolas é acompanhada pela equipe de coordenação do meio ambiente da Superintendência de Educação Integrada da Educação.

Há 21 anos o Projeto Escola fomenta a educação e o engajamento de professores e estudantes, investindo na conscientização como o melhor caminho para promover a paz no trânsito.

Entre as características do programa, se destacam: consistência no trabalho, grande alcance, recursos lúdicos, material atraente, tratamento transversal do tema e incentivo à criatividade e ao envolvimento de alunos e professores nas ações.

Em 2022, além das instituições vencedoras, os profissionais responsáveis por elas também foram premiados. O Projeto Escola Viva o Meio Ambiente e Educar para Humanizar o Trânsito alcança 1.001 escolas de 162 municípios em regiões atendidas pelas rodovias da Arteris.

Com informações da Prefeitura de Macaé.

Sair da versão mobile