Vacinas de Oxford chegam a Macaé

Prefeito Welberth Rezende e Carlos Alberto Chaves

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu o lote do secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Chaves

Depois da Coronavac, o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Índia, chegou na manhã desta segunda-feira (25), no aeroporto de Macaé, por volta das 8h50, com helicóptero da Polícia Civil. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu o lote do secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Chaves. O município recebeu 1800 doses, que foram encaminhadas para Casa da Vacina. As unidades serão destinadas ao grupo prioritário, profissionais da saúde da linha de frente.

A secretária de Saúde, Liciane Furtado Cardoso, afirmou que a segunda remessa contra a Covi-19 irá ampliar as doses para as unidades de urgência e emergência, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pronto socorros e outros setores dos hospitais. “Os profissionais de saúde podem ficar tranquilos que todos vão tomar a vacina”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Luciana Santos, a previsão é começar a aplicar as vacinas de Oxford quando as 2.973 doses da Coronavac terminarem.

A Coronavac chegou na última semana e a previsão de término é a próxima terça-feira (2). O número está atendendo profissionais de saúde do Hospital Público de Macaé (HPM), pronto atendimento UTI e enfermaria de Covid-19, das redes pública e privada, além de 120 idosos em asilos. Já foram imunizadas 1.077 pessoas até o momento.

“Todas as vacinas AstraZeneca serão aplicadas na primeira dose, tendo em vista que a aplicação da segunda pode ser realizada em 90 dias após a primeira”, destaca Luciana.

A secretária de Saúde destacou que a intenção de compra do município com o Instituto Butantan ainda continua. “Continuamos na luta para aquisição de 500 mil doses que irão beneficiar toda a população, mas a orientação do instituto ainda é fornecer todas as doses da Coronavac para o governo federal, que tem prioridade”, frisou.

Oxford – As vacinas de Oxford chegaram ao Brasil na sexta-feira (22). No sábado (23) foram encaminhadas para Rio de Janeiro, onde passaram por procedimento de análise de segurança, na Fiocruz, depois de serem produzidas no Instituto Serum, na Índia.

Sair da versão mobile