Vacinação: segunda dose começa a ser aplicada nesta terça em Macaé

macae 2 dose

Imunização em Macaé (Foto: Ana Chaffin - Divulgação)

A Prefeitura de Macaé inicia nesta terça-feira (09), na Cidade Universitária, a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19. A Campanha de vacinação no município teve abertura no dia 19 de janeiro. Segundo dados da Secretaria de Saúde, neste período foram imunizadas 4.159 pessoas, sendo 70 nesta segunda-feira (08).

De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, a segunda dose é destinada aos profissionais que atuam diretamente ao paciente Covid-19 e que receberam a primeira dose entre os dias 20 a 26 de janeiro. A equipe de imunização estará atendendo este grupo até o dia 12, de 9h às 16h.

A vacinação na Cidade Universitária acontece nas salas 206, 207 e 214, do Bloco A, da sede da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Todos os trabalhadores precisam levar documento com foto e CPF e/ou Cartão do SUS.

A coordenadora acrescenta que todos os consultórios, laboratórios e demais setores da saúde da rede privada serão contemplados em etapa posterior, de acordo com o Plano Nacional de Imunização.

Os grupos de idosos que vivem em abrigos de longa permanência e deficientes institucionalizados também irão receber a segunda dose da vacina. As equipes irão percorrer as instituições fazendo a imunização volante.

A meta da prefeitura é imunizar toda a população, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde e, para isso, aguarda o envio de mais doses para que a vacinação avance, incluindo os idosos.

O município recebeu doses da Coronavac e da AstraZeneca/Oxford, além de 74 mil seringas e agulhas.

Plano

Acompanhando o Plano Nacional de Imunização, que tem como prioridade em sua primeira fase os profissionais de saúde, a Secretaria de Saúde finalizou aplicação de doses nos profissionais que atuam na assistência. Além de trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde, Centros de Especialidades Médicas e Odontológicas, Programas de Assistência e nos hospitais da rede privada.

Os dentistas do Centro de Especialidades Odontológica (CEO), Anilton Barros e Eugênio Moraes, receberam a primeira dose nesta segunda-feira (08) e afirmaram que a expectativa é de que a vacina chegue o mais rápido possível para todos.

“São muitos meses de privação e a vacina vem para que possamos viver uma nova jornada. Meu pai é hipertenso e renal crônico, dou todo suporte para ele e sempre tenho medo de levar o vírus para casa. Agora, reacende a esperança de que tudo dará certo”, falou Anilto.

Sair da versão mobile