Temporal no Sudeste deixa ao menos 23 pessoas mortas; confira novas previsões para a região

No Espírito Santo, há 12 óbitos confirmados; já no Rio de Janeiro, são ao menos 8

CHUVAS NO RJ

Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi uma das cidades mais afetadas pelo temporal Foto: Reprodução/Pilar Olivares/REUTERS

As fortes chuvas que deixaram estados do Sudeste sob alertas de perigo, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deixaram ao menos 20 pessoas mortas até a manhã deste domingo, 24.

Segundo boletins atualizados da Defesa Civil dos respectivos estados, obtidos pelo Terra, no Espírito Santo há 12 óbitos confirmados. Já no Rio de Janeiro foram registradas 8 mortes.

No Espírito Santo, 273 pessoas estão desabrigadas e há cerca de 4481 desalojados. Não foram divulgados dados a nível estadual de desabrigados e desalojados no Rio de Janeiro — mas em Petrópolis, uma das cidades mais atingidas, há 533 pessoas em ‘pontos de apoio’.

Até às 10h deste domingo, áreas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo estavam sob alerta de ‘Grande Perigo’. Mas agora, de acordo com novas previsões do Inmet, o grau de severidade em torno da região sudeste caiu para ‘Perigo Potencial’.

O quadro, com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora, segue até as 10h de segunda-feira, 25. Em comparação à situação de ‘Grande Perigo’, se reduzem os riscos de corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.

As fortes chuvas também seguem atingindo outros estados pelo Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Confira os alertas atualizados:

Foto: Reprodução/Inmet

O Inmet reforça dicas de seguranças para a população destas regiões sob alerta:

Com informações do Terra.

Sair da versão mobile