Situação de Coronavírus em Macaé (RJ) é preocupante

Centro de Saúde Jorge Caldas - Macaé-RJ

Foto: Reprodução

A Cidade de Macaé (RJ) já registra 5 casos de Coronavírus confirmados.

A informação é do Centro de Triagem do Doente por Coronavírus, que está funcionando no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro. 

Desses cinco casos, dois estão confirmados por exames de laboratórios, enquanto que outros três foram diagnosticados por vínculo epidemiológico. 

Ou seja, são pessoas que estiveram com pacientes infectados e posteriormente apresentaram sintomas do Coronavírus.

Os pacientes estão em isolamento e não houve encaminhamento para o Hospital Público Municipal (HPM). 

Mas existe uma situação muitíssimo preocupante. O município também informa 21 casos de síndrome gripal.

Os pacientes apresentam febre associada a sinais e sintomas como tosse, dificuldade de respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjutival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de oxigênio menor de 95%, sinais de cianose (coloração azul-arroxeada da pele), batimento das asas do nariz, tiragem intercostal e dispneia.

A síndrome gripal pode ser leve, moderada ou grave.

Traduzindo em miúdos: esses pacientes apresentam todos os sintomas de coronavírus, só que ainda não tem os exames confirmando. São os chamados casos que parecem ser, mas que ainda não são porque não há exames comprobatórios.

Por precaução, nesses casos, o município está adotando as devidas providências para pacientes com Coronavírus para checar os exames depois.

Os casos de Macaé (RJ), até segunda-feira (30), não estavam contabilizados nas estatísticas da Secretaria de Estado de Saúde. 

Sair da versão mobile